eletrobras

Setor elétrico também é afetado por coronavírus

Setor elétrico também é afetado por coronavírus

As medidas de contenção da pandemia do Covid-19 têm levado companhias de transmissão de energia a relatar dificuldades de atendimento por parte de seus fornecedores e prestadores de serviço, além de problemas logísticos devido a barreiras em aeroportos e estradas e fechamento de hotéis.

A situação, se agravada, afetaria principalmente empresas com projetos em construção, que precisam cumprir com os marcos dos contratos de concessão. Por ora, no entanto, as companhias vêm mantendo seus cronogramas e não preveem atrasos em relação aos prazos exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além disso, desde terça-feira, distribuidoras de todo o país começaram a notificar geradores e comercializadores sobre os potenciais impactos da situação atual, classificando-os como evento de “força maior” que poderia afetar o cumprimento das obrigações contratuais no mercado de energia elétrica.

As notificações das distribuidoras não significam quebra contratual, mas sim que existe um problema e ele precisa ser resolvido. As distribuidoras são a “porta de entrada” para os recursos do setor e o momento atual pode criar um problema sério de caixa.

O problema de caixa das distribuidoras pode afetar diretamente também as empresas do segmento de transmissão já que parte da remuneração das transmissoras é oriunda da tarifa de energia.

Ainda não se sabe qual será o impacto da inadimplência nas distribuidoras de energia, em razão da crise e da resolução da Aneel que suspende o corte no fornecimento para consumidores residenciais inadimplentes.

Os impactos do coronavírus estão sendo sentidos em toda a economia e por empresas de diversos setores do Brasil, com muita pressão sobre a posição de caixa das empresas, especialmente as pequenas e médias.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Neoenergia divulga resultado do quarto trimestre de 2019

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel