shutterstock_97584770

Setor Aéreo em retração

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o transporte aéreo de passageiros de voos domésticos caiu 91 por cento em maio na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a oferta de assentos no período caiu 89,6 por cento, enquanto a taxa média de ocupação fechou o mês em 70,8 por cento, redução de 10,9 pontos percentuais.

Ainda segundo a fonte, o resultado é o segundo pior de toda a série de dados, que foi iniciada em 2000. Os números de maio ficam atrás apenas de abril deste ano, quando foi registrado recuo de 93 por cento devido ao pico de isolamento no Brasil.

O melhor desempenho relativo foi da Azul, que alcançou 43,8 por cento de participação de mercado no período, um incremento de 18,3 por cento e uma redução de passageiros de 85,9 por cento. Já para a Gol a retração foi de 92,7 por cento e a sua fatia de mercado ficou em 31 por cento, queda de 7,6 pontos percentuais em relação a maio do ano passado. Por fim, a Latam recuou 93,6 por cento em termos de transporte de passageiros no Brasil, reduzindo sua participação de mercado em 10,31 pontos percentuais para 25,2 por cento.

Esperamos impacto negativo para as ações das companhias aéreas no curto prazo, com impacto menos negativo para a Azul (AZUL3), que ganhou participação de mercado, do que para a Gol (GOLL4). Esse resultado operacional negativo de maio era esperado, mas a alta do preço do petróleo nesta manhã coloca um vento contra a mais nas ações do setor na sessão de hoje.

O setor aéreo apresenta um dos piores desempenhos relativos das companhias que integram o Ibovespa em 2020, com a Azul (AZUL4) recuando 64,6 por cento no ano e segundo pior desempenho do índice e a Gol (GOLL4) apresentando queda de 51,2 por cento, na sexta posição de piores desempenhos no ano.

As condições de mercado adversas para o setor aéreo podem ser consideradas sem precedentes. Mesmo com uma leve melhora em maio em relação a abril e um evidente incremento na oferta e demanda de voos nas últimas semanas, a crise causada pela pandemia poderá levar a uma série de consequências sérias para o setor. Recentemente, a Latam apresentou seus planos de Recuperação Judicial nos Estados Unidos e em algumas filiais das américas.

O principal risco é a velocidade da queima de caixa durante a crise, que pode levar as companhias à insolvência sem captações de recursos em condições especiais. Para tal, o governo vem estudando um pacote de auxílio para o setor de 4 bilhões de reais envolvendo o BNDES, o sindicato dos bancos e o mercado de capitais brasileiro.

O principal catalisador das ações aéreas são: risco de uma segunda onda de contaminação, que levaria a medidas mais restritivas em termos de isolamento e o ritmo/formato da recuperação econômica, cuja dinâmica também está associada à propagação do vírus.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Aéreas: Latam avalia possível pedido de recuperação Judicial

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.