Levante Ideias - Prova

Ser educacional adquire Prova Fácil

A Ser Educacional (SEER3) fechou a aquisição da startup de provas online Prova Fácil, companhia que viu a demanda subir mais de 55% na pandemia.

A aquisição faz parte da estratégia da companhia em diversificar seus negócios dentro do setor de educação.

A Prova Fácil realizou mais de 24 milhões de provas em 2020 e deve atingir a marca de 30 milhões até o final deste ano. Entre seus clientes, instituições como FGV, PUC e Mackenzie, além de outros grandes grupos, incluindo a Ser, chamam a atenção.

Outro ponto interessante da startup é a capacidade de realizar até mesmo vestibulares de forma online, incluindo vestibular para medicina, conhecido pelas fraudes sofisticadas, segundo a startup, sua plataforma utiliza o uso de inteligência artificial e torna o processo mais seguro do que a prova presencial.

Apesar do crescimento acelerado de provas online, outro mercado chamou a atenção da Ser Educacional para realizar a aquisição.

A Prova Fácil também realiza certificação de cursos, mercado ainda pequeno no Brasil, mas muito relevante em outros países como Estados Unidos, e com grande potencial.

E Eu Com Isso?

Apesar dos valores da transação não terem sido revelados, evidenciando ter sido uma transação de valor baixo, acreditamos que a aquisição é positiva para a Ser Educacional, entrando em um mercado com tendências interessantes no longo prazo e com sinergias claras com sua operação atual.

Acreditamos em impactos levemente positivos nas ações da companhia (SEER3) no curto prazo.

O CEO da Ser, Jânyo Diniz, acredita que a aquisição se encaixa na estratégia de investir em educação continuada, em negócios não regulados, de forma que complementam a graduação.

A Ser Educacional destinou R$ 100 milhões para a aquisição de startups até o fim deste ano, atualmente a companhia já tem negociações avançadas com outras Edtechs.

Com um nível de desemprego elevado nos últimos anos e sem um programa de financiamento estudantil mais abrangente subsidiado pelo governo, como já foi o FIES no passado, as companhias de educação superior buscam crescer investindo em ensino a distância e diversificando suas receitas para além da graduação.

Neste sentido, enxergamos a estratégia da Ser Educacional como positiva, contornando os desafios estruturais do setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Ser Educacional investe na EAD.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.