Levante Ideias - Sabesp

Sabesp (SBSP3) – Resultados do quarto trimestre de 2019

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp (SBSP3), divulgou nesta sexta-feira (27) seus resultados referentes ao último período do ano passado. Os resultados vieram acima das expectativas em termos de Ebitda e em linha em termos de lucro líquido.

O destaque positivo foi o crescimento no lucro do ano, com variação de 18,8 por cento, ajudado pela melhora no resultado financeiro.

Já o destaque negativo foi o crescimento de 12 por cento nos custos e despesas operacionais PMSO (pessoal, material, serviços e outros) acima do crescimento da receita líquida de 11,8 por cento.

Esperamos impacto neutro nas ações da Sabesp no curto prazo. Na véspera (26) as ações subiram 18 por cento e podem sofrer ajustes nas próximas sessões. Além disso, os drivers atuais que têm movimentado o mercado estão mais relacionados com os efeitos do coronavírus nas operações das empresas que os resultados obtidos no passado.

A receita do quarto trimestre de 2019 foi de 4,6 bilhões de reais, 4,2 por cento abaixo na comparação anual. Contudo, o resultado daquele período contempla os ganhos com o contrato de operação de Guarulhos. No ano, a receita foi de 18 bilhões de reais, com crescimento de 11,8 por cento na comparação com 2018. Conforme mencionado, os custos e despesas no ano cresceram levemente mais que a receita.

O Ebitda ajustado totalizou 1,7 bilhão de reais no período, queda de 25,8 por cento no comparativo anual. Aqui novamente há um “efeito base” devido ao ganho contratual já comentado no quarto trimestre de 2018. No ano, o Ebitda foi de 7,5 bilhões de reais, um aumento de 14,8 por cento em relação ao apresentado em 2018.

Por fim, o lucro líquido obtido no quarto trimestre foi de 1,05 bilhão de reais contra o 1,5 bilhão de reais do mesmo período de 2018, queda 30 de por cento. Na base anual o lucro foi de 3,3 bilhões de reais, crescimento de 18,8 por cento. O número foi impulsionado pelo aumento na linha de receitas bem como uma queda do resultado financeiro, decorrente na menor variação do dólar em 2019 no comparativo com 2018.

Os principais catalisadores das ações da Sabesp: revisão do marco regulatório do setor de saneamento no Congresso e sua possível privatização. Ambos estão temporariamente fora de discussão devido ao coronavírus. Um terceiro vetor são as políticas de flexibilidade no pagamento das faturas de água e esgoto para o segmento residencial. Certamente, as empresas de serviços essenciais (utilities) serão utilizadas como política econômica para enfrentamento do coronavírus.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Santos Brasil (STBP3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.