Levante Ideias - BBDC

Resultado do Bradesco (BBDC4) do 1T21

O Banco Bradesco (BBDC4) divulgou na noite desta terça-feira (4) seu resultado do 1T21. O resultado foi bom e veio acima das expectativas em termos de lucro líquido, continuando as tendências vistas ao longo de 2020 após a queda do primeiro trimestre após o início da pandemia.

O lucro líquido recorrente foi de 6,5 bilhões de reais no trimestre, uma queda de 4,2 por cento quando comparado com o trimestre passado, e um crescimento de 73,6 por cento com relação ao 1T21. O crescimento anual de lucro impulsionou o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) a patamares próximos aos vistos em 2019, atingindo 18,7 por cento no trimestre, uma melhora significativa aos 11,7 por cento vistos no 1T20.

A carteira de crédito expandida do banco cresceu para 705,2 bilhões de reais, alta de 7,6 por cento em relação ao quarto trimestre de 2020. A alta na carteira de crédito expandida foi liderada pelas operações com pessoas físicas com o aumento de 13,0 por cento.

A margem financeira apresentou crescimento de 7,4 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2020, atingindo 15,6 bilhões de reais no trimestre, porém uma queda de 6,5 por cento em relação ao 4T20.

Já as provisões para devedores duvidosos expandida (PDD), maior motivo para forte queda no lucro dos bancos em 2020, atingiu 3,9 bilhões de reais, representando uma queda de 14,5 por cento em relação ao último trimestre e uma queda de 41,8 por cento em relação ao 1T20.

A inadimplência acima de 90 dias piorou 0,3 pontos percentuais quando comparado com o trimestre passado chegando a 2,5 por cento.

E Eu Com Isso?

O resultado do Bradesco (BBDC4) veio acima das expectativas do mercado em termos de lucro líquido, porém apresentou uma leve piora em relação aos números do último trimestre, como inadimplência e margem financeira. Após o resultado do Itaú (ITUB4) no dia anterior ao resultado, as ações de todo o setor caíram significativamente, com queda de 3 por cento nas ações do Bradesco. Assim, esperamos impacto levemente positivo no preço das ações do Bradesco (BBDC4) no curto prazo, com desempenho um pouco acima do Ibovespa.

Enquanto o Santander (SANB11) apresentou seu resultado na semana anterior muito acima das expectativas do mercado, enxergamos os resultados de ambos Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) um pouco aquém do esperado, mostrando que pelo menos no curto prazo o banco de origem espanhola tem conseguido crescimento mais expressivo.

O Bradesco se mostrou focado em melhorar sua eficiência com uma queda de 4,7 por cento nas despesas operacionais no trimestre quando comparado com 1T20, um bom número, mas uma desaceleração em relação a redução anual de 9,3 por cento vista no trimestre anterior. O banco reduziu o número total de agências para 3.312, fechando 83 agências no trimestre, continuando o processo de corte de custos

As receitas de serviço do banco caíram 2,6 por cento no trimestre na comparação anual, atingindo 8,1 bilhões de reais no trimestre. A queda tem como principal motivo a menor atividade econômica no país durante o ano e a consequente queda nas receitas com cartões de crédito.

O banco digital Next, que pertence ao Bradesco, também apresentou resultados positivos, com crescimento anual de 92 por cento na base clientes, atingindo 4,4 milhões usuários, além de uma redução de 40 por cento nas despesas por cliente.

Para efeitos de comparação, o Banco Inter (BIDI11), que também opera de maneira digital, apresentou em sua prévia operacional um crescimento semelhante em sua base de clientes, 106 por cento, atingindo 10,2 milhões de usuários.

Os principais catalisadores para as ações do Bradesco (BBDC4), na nossa visão, são uma melhora estrutural da economia brasileira com o andamento da vacinação e aceleração do consumo e novos desenvolvimentos quanto um possível IPO do Next.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Bradesco (BBDC4/BBDC3) anuncia recompra de ações.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Juros
E eu com isso

A nova narrativa dos juros

A divulgação da edição mais recente do Relatório Focus nesta segunda-feira (26) mostra uma mudança nas expectativas. Não foi um movimento de ruptura. Ao contrário,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Bola da vez

Com a reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira (PI), o Partido Progressistas é a bola da vez em Brasília. O presidente da sigla deve mesmo

Read More »
Levante Ideias - Economia China
E eu com isso

Sell-off prossegue na China

Na madrugada desta segunda-feira (26), o sell-off (movimento forte e generalizado de venda dos ativos) das ações chinesas do setor de educação privada e tecnologia

Read More »
Hypera Pharma (HYPE3) - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da Hypera (HYPE3) do 2T21

A farmacêutica Hypera Pharma (HYPE3) divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021 na sexta-feira (23) após o fechamento do mercado. O resultado foi

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel