Localiza - E Eu Com Isso - Levante

Resultado da Localiza

A Localiza (RENT3) divulgou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, seus números referentes ao terceiro trimestre de 2020. O resultado veio bom e acima do esperado, principalmente na linha de lucro líquido.

Os principais destaques positivos foram:

i) forte desempenho da divisão seminovos, com venda de 45,5 mil veículos, receita líquida de 2,04 bilhões de reais (crescimento de 29,6 por cento) e margem Ebitda de 6,5 por cento;

ii) lucro líquido de 325,5 milhões de reais, crescimento de 59 por cento frente ao terceiro trimestre e

iii) consequente aumento da diferença Spread (diferença) entre o retorno sobre o capital investido e o custo da dívida.

O destaque negativo foi o desempenho do segmento aluguel de veículos (RaC), com taxa de utilização e diárias médias abaixo do apresentado no 3T19, o que gerou uma queda na receita do segmento de 0,3 por cento.

A receita líquida consolidada da Companhia foi de 3,06 bilhões de reais, um crescimento de 18,8 por cento na comparação anual, acima das expectativas.

Já o resultado operacional medido pelo Ebitda do terceiro trimestre deste ano alcançou o nível de 648,1 milhões de reais, reportando um crescimento de 18,9 por cento e uma margem de 50,8 por cento, um aumento de 2,1 pontos percentuais na comparação anual.

Na última linha o lucro líquido totalizou 325,5 milhões de reais, forte crescimento de 59 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2019.

Os números da Localiza vieram acima das expectativas do mercado e, com isso, esperamos impacto positivo nas ações da Localiza (RENT3) nesta quarta-feira (28). Contudo, acreditamos que a alta recente das ações RENT3 pode limitar o potencial de valorização no curto prazo. 

No “relativo”, avaliamos que o resultado da Localiza foi levemente inferior ao da Unidas. Parte do crescimento do lucro líquido foi proveniente da queda de 52 por cento na depreciação na divisão de aluguel de veículos devido ao i) aumento no preço médio de venda de veículos e ii) alavancagem operacional. Além disso, foram obtidos ganhos com o programa de recompra de debêntures. Lembramos que as despesas com depreciação não têm efeito direto sobre a geração de caixa.

O segmento de Gestão de frotas fechou o período com frota média operacional de 59.260 veículos, crescimento de 8,6 por cento na comparação anual. A receita líquida neste segmento foi de 264 milhões de reais, crescimento de 9,4 por cento na comparação anual. O Ebitda foi de 194 milhões de reais e margem de 73,4 por cento, representando uma expansão de margem de 7,2 pontos percentuais na comparação anual.

O segmento de Aluguel de veículos (RaC) apresentou receita de 753 milhões de reais, queda de 0,3 por cento na comparação anual. A frota média alugada até subiu 5,4 por cento, mas a tarifas diárias médias recuaram de 69,4 reais para 66,8 reais devido a concessão dos descontos principalmente até setembro.

O desempenho da linha de seminovos foi o grande destaque do trimestre. Foram vendidos 45.536 veículos, aumento de 23,7 por cento na comparação anual. O preço médio de 43,15 mil reais veio 6,2 por cento acima do 3T19 e resultou numa receita líquida de 2,04 bilhões de reais, 29,6 por cento a mais que no mesmo período do último ano. A margem Ebitda da divisão seminovos foi de 6,3 por cento, a maior dos últimos anos.

A companhia fechou com um Retorno sobre o Capital Investido (ROIC), métrica que analisa tanto a eficiência operacional da companhia como a gestão dos investimentos de 11,8 por cento, 9,5 pontos percentuais a mais que o seu custo da sua dívida.

O principal catalisador das ações da Localiza (RENT3) é o andamento dos trâmites envolvendo a incorporação junto da Unidas. A transação está na etapa de aprovação junto às assembleias das empresas, para posterior análise junto ao CADE.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.