Levante Ideias - Itaúsa (ITSA4)

Resultado da Itaúsa (ITSA4) do 1T21

Nesta segunda-feira (10), após o fechamento do mercado, a Itaúsa (ITSA4) divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2021. Por ser uma empresa de participações (holding) com praticamente todo seu capital investido em companhias de capital aberto que já reportaram seus resultados previamente (Itaú, Alpargatas e Duratex), os números não apresentaram grandes surpresas.

O lucro líquido recorrente da companhia atingiu 2,4 bilhões de reais no trimestre, apresentando um crescimento de 123 por cento por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento de 3 dígitos é explicado por uma performance melhor do Itaú (ITUB4), que no primeiro trimestre do ano passado fez diversas provisões para perdas de crédito devido ao início da pandemia, diminuindo a base de comparação.

Com isso a companhia obteve um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) recorrente anualizado de 16,6 por cento, um crescimento expressivo em relação aos 8,0 por cento apresentados no mesmo trimestre de 2020.

O resultado da própria Itaúsa, isto é, os custos da holding, tiveram uma queda de 54 por cento no trimestre, atingindo 100 milhões de reais, com devido principalmente à uma diminuição de 70 por cento nas despesas tributárias, atingindo 51 milhões de reais.

Outro importante fator a ser analisado no caso de Itaúsa – o desconto de holding, que demonstra o desconto do somatório do valor de mercado das suas participações (Itaú, Alpargatas e Duratex) em relação ao valor de mercado das suas ações (Itaúsa) aumentou   para 23,4 por cento, mantendo a trajetória de crescimento vista nos últimos trimestres.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que os números divulgados devem ter pouco impacto no preço das ações da Itaúsa (ITSA4) no curto prazo, uma vez que as companhias às quais a Itaúsa tem participação já haviam divulgado seus resultados do primeiro trimestre de 2021, principalmente o banco Itaú que representou 97 por cento do resultado da Itaúsa no trimestre.

No fim de Abril, a Itaúsa comunicou ao mercado que adquiriu participação em mais uma companhia, a Aegea Saneamento, companhia de capital fechado A Itaúsa investiu cerca de 1,3 bilhão de reais para adquirir 10,2 por cento do capital votante e 8,53 do capital total da Aegea. A aquisição vem em linha com o que a companhia tem divulgado ao mercado, adquirindo empresas em setores com fluxo de capital estável e em setores não financeiros.

Além do novo investimento, a companhia também aumentou sua posição na NTS, se aproveitando da venda da participação da Petrobras (PETR4) na companhia no final de Abril, a companhia aumentou sua posição de 7,65 por cento para 8,50 por cento do capital total.

Em nossa visão, a precificação com o desconto de holding em 23,4 por cento mostra uma oportunidade de compra para as ações da companhia. Acreditamos que a cisão entre Itaú e XP (NASDAQ:XP) com o recebimento de BDRs da corretora (que ainda não foram criados) vem fazendo com que os investidores prefiram investir de forma direta no banco, ao invés da holding, afetando o desconto. Apesar da Itaúsa já ter comunicado ao mercado que não pretende se desfazer das ações da XP após o período permitido, a companhia também deixou claro que deve se desfazer aos poucos, uma vez que não considera essa participação como estratégica

Acreditamos que os principais catalisadores para as ações da Itaúsa (ITSA4) são principalmente os mesmos para elevação do preço das ações do Itaú (ITUB4), uma vez que praticamente todo valor de mercado da holding está atrelado ao valor de mercado do banco. Os catalisadores para o Itaú são i) retomada mais acelerada da economia brasileira com a vacinação e; ii) conclusão do processo de cisão com a XP, atualmente sendo aprovada por reguladores, e consequente re-precificação da ação considerando somente os fundamentos do banco.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel