Levante Ideias - Itaúsa (ITSA4)

Resultado da Itaúsa (ITSA4) do 1T21

Nesta segunda-feira (10), após o fechamento do mercado, a Itaúsa (ITSA4) divulgou seu resultado do primeiro trimestre de 2021. Por ser uma empresa de participações (holding) com praticamente todo seu capital investido em companhias de capital aberto que já reportaram seus resultados previamente (Itaú, Alpargatas e Duratex), os números não apresentaram grandes surpresas.

O lucro líquido recorrente da companhia atingiu 2,4 bilhões de reais no trimestre, apresentando um crescimento de 123 por cento por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O crescimento de 3 dígitos é explicado por uma performance melhor do Itaú (ITUB4), que no primeiro trimestre do ano passado fez diversas provisões para perdas de crédito devido ao início da pandemia, diminuindo a base de comparação.

Com isso a companhia obteve um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) recorrente anualizado de 16,6 por cento, um crescimento expressivo em relação aos 8,0 por cento apresentados no mesmo trimestre de 2020.

O resultado da própria Itaúsa, isto é, os custos da holding, tiveram uma queda de 54 por cento no trimestre, atingindo 100 milhões de reais, com devido principalmente à uma diminuição de 70 por cento nas despesas tributárias, atingindo 51 milhões de reais.

Outro importante fator a ser analisado no caso de Itaúsa – o desconto de holding, que demonstra o desconto do somatório do valor de mercado das suas participações (Itaú, Alpargatas e Duratex) em relação ao valor de mercado das suas ações (Itaúsa) aumentou   para 23,4 por cento, mantendo a trajetória de crescimento vista nos últimos trimestres.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que os números divulgados devem ter pouco impacto no preço das ações da Itaúsa (ITSA4) no curto prazo, uma vez que as companhias às quais a Itaúsa tem participação já haviam divulgado seus resultados do primeiro trimestre de 2021, principalmente o banco Itaú que representou 97 por cento do resultado da Itaúsa no trimestre.

No fim de Abril, a Itaúsa comunicou ao mercado que adquiriu participação em mais uma companhia, a Aegea Saneamento, companhia de capital fechado A Itaúsa investiu cerca de 1,3 bilhão de reais para adquirir 10,2 por cento do capital votante e 8,53 do capital total da Aegea. A aquisição vem em linha com o que a companhia tem divulgado ao mercado, adquirindo empresas em setores com fluxo de capital estável e em setores não financeiros.

Além do novo investimento, a companhia também aumentou sua posição na NTS, se aproveitando da venda da participação da Petrobras (PETR4) na companhia no final de Abril, a companhia aumentou sua posição de 7,65 por cento para 8,50 por cento do capital total.

Em nossa visão, a precificação com o desconto de holding em 23,4 por cento mostra uma oportunidade de compra para as ações da companhia. Acreditamos que a cisão entre Itaú e XP (NASDAQ:XP) com o recebimento de BDRs da corretora (que ainda não foram criados) vem fazendo com que os investidores prefiram investir de forma direta no banco, ao invés da holding, afetando o desconto. Apesar da Itaúsa já ter comunicado ao mercado que não pretende se desfazer das ações da XP após o período permitido, a companhia também deixou claro que deve se desfazer aos poucos, uma vez que não considera essa participação como estratégica

Acreditamos que os principais catalisadores para as ações da Itaúsa (ITSA4) são principalmente os mesmos para elevação do preço das ações do Itaú (ITUB4), uma vez que praticamente todo valor de mercado da holding está atrelado ao valor de mercado do banco. Os catalisadores para o Itaú são i) retomada mais acelerada da economia brasileira com a vacinação e; ii) conclusão do processo de cisão com a XP, atualmente sendo aprovada por reguladores, e consequente re-precificação da ação considerando somente os fundamentos do banco.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.