Intel - Levante Ideias

Resultado da Intel

A Intel (INTC) divulgou nesta quinta-feira (21) os seus resultados do 4T20. Os números vieram bons, acima do que a companhia havia projetado ao final do 3T20 e da expectativa do mercado.

A receita no trimestre foi de 20 bilhões de dólares, mais de 2,5 bilhões acima do estimado. Isso representa um resultado muito próximo ao obtido no 4T19, quando a receita foi de 20,2 bilhões de dólares.

Enquanto isso, o resultado operacional medido pelo lucro operacional (Ebit) foi de 6,3 bilhões de dólares, 12,7 por cento a menos que no 4T19 (considerando a forma ajustada do balanço, non-GAAP). A queda nesta linha bem acima da queda na receita indica uma queda nas suas margens.

O lucro líquido foi uma grata surpresa. Esperava-se algo em torno dos 1,10 dólares a 1,20 dólares por ação e o resultado veio acima: 1,52 dólares por ação.

Por fim, a companhia anunciou que o seu conselho aprovou um aumento de 5 por cento no pagamento anual de dividendos. O total a ser pago ao longo 2021 será de 1,39 dólares por ação, o que equivale a um retorno em dividendos (yield) de 2,2 por cento. Em adição, ela também anunciou o primeiro dividendo do ano, de 0,34 dólares por ação (25 por cento do total prometido).

A data base para ter direito ao provento é 7 de fevereiro, com crédito em 1º de março.

E Eu Com Isso?

O resultado da Intel foi bom e acima das expectativas. Curiosamente, as ações dispararam nos minutos pré-fechamento desta quinta-feira (21), após a companhia, por um deslize, soltar o resultado com o pregão aberto. A alta foi de 6,5 por cento.

Durante o after-market as ações realizaram, e esperamos uma sessão negativa para as ações INTC nesta sexta-feira (22).

A Intel é uma clássica vaca leiteira nos Estados Unidos. Margens operacionais elevadas (acima de 30 por cento), endividamento controlado e forte geração de caixa. Em 2020, o “Free Cash Flow” (diferença entre o caixa que as operações geraram e o caixa que suas atividades de investimento consumiram) foi de 21,1 bilhões de dólares. Destes, a companhia remunerou seus acionistas com 19,8 bilhões de dólares, seja através do pagamento de dividendos diretamente, seja através de recompra de ações.

Do ponto de vista estratégico, porém, o mercado carrega uma dose de ceticismo com o futuro da companhia. A maior agilidade de outros players, queda da sua participação relativa em alguns mercados, perda de clientes importantes como a Apple e o atraso na entrega de projetos são os principais motivos para esta desconfiança.

A volta de diversos executivos, inclusive Pat Gelsinger, quem ajudou a desenvolver diversos processadores de sucesso da Intel, pode creditar à Intel uma “nova fase”. Assim como o bom resultado do 4T20, o mercado pode voltar a dar “o benefício da dúvida” e projetar números mais promissores daqui para frente.

Independente de toda esta questão, 2020 foi um bom ano, com o segmento mais importante, o CDG (client computing group), apresentando um crescimento de receita de 16 por cento, alavancado pela maior demanda de notebooks no período. Cabe ressaltar que o vento foi favorável para todo o setor devido ao consumo “at-the-home”, ou seja, dispositivos necessários para práticas de trabalho, estudo e lazer dentro de casa no contexto da pandemia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Netflix: Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »
Levante Ideias - Jair Bolsonaro
E eu com isso

Trocas na Esplanada

Nos corredores do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, crescem cada vez mais os rumores de que o presidente Bolsonaro terá de realizar novas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel