Levante Ideias - Petrobras

Relatório de produção e vendas da Petrobras no 4T21

A Petrobras (PETR4) divulgou na noite desta quarta-feira (09) seu relatório de produção e vendas do 4T21. Conforme já adiantado anteriormente pela companhia, sua meta de produção de óleo, Líquido de Gás Natural (LGN) e gás total foi superada, fechando o ano em 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed). A meta para o ano era de 2,72 MMboed, podendo variar 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Olhando apenas o 4T21, a produção média foi de 2,7 MMboed, 4,5% abaixo do 3T21, com a produção sendo afetadas por paradas para manutenção em diversas plataformas do pré-sal assim como o início de vigência do Acordo de Coparticipação de Búzios. Segundo a estatal, o ramp-up do FPSO Carioca compensou parcialmente estes fatores.

Com relação a venda de derivados, o volume total teve um aumento de 8,5% em relação a 2020, ano mais afetado pela pandemia. Principal derivado, o diesel teve um crescimento de 16,7% no volume de vendas para o mercado interno, chegando a 801 Mbpd. Já a gasolina teve um aumento de 19,1%, fechando o ano com uma média de 409 Mbpd. Os preços mais favoráveis da gasolina em relação ao etanol impulsionaram este aumento.

Outros derivados, como o óleo combustível e o Querosene de Aviação (QAV) também tiveram um forte aumento, decorrentes principalmente pela maior demanda para geração termelétrica e na recuperação do setor de aviação, respectivamente.

E Eu Com Isso?

Apesar dos principais números já terem sido divulgados anteriormente, o relatório é importante para observar certas tendências da companhia e os impactos de um ano atípico como foi 2021.

Este conteúdo faz parte da Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras vende fábrica de fertilizantes e conclui venda do Polo Alagoas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.