irbr3

Relatório da gestora Squadra derruba ações do IRB (IRBR3)

Relatório da gestora Squadra derruba ações do IRB (IRBR3)

A gestora de ações Squadra Investimentos publicou no domingo (2) sua carta do gestor anual, em conjunto com uma análise minuciosa justificando sua posição vendida em IRB (IRBR3).

O relatório de análise contém cerca de 150 páginas. Resumidamente, ele indica que o lucro antes do imposto de renda (LAIR) da resseguradora dos nove meses de 2019 foi composto por diversos itens não-recorrentes, como venda de participação em shoppings, reavaliações de ativos e contratos de subscrição, reversões de provisões e não-constituição de provisões inerentes ao modelo de negócio de uma resseguradora.

Além disso, a gestora apontou que os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), reguladora do mercado de seguros brasileiro, não parecem conversar com os dados reportados pelo IRB, que detém market share de aproximadamente 35 por cento.

A notícia impactou negativamente os papéis do IRB (IRBR3), que caíram mais de 14 por cento no intraday e fecharam em queda de 9 por cento na segunda-feira (3).

É importante ressaltar que a gestora Squadra detém posição vendida nos papéis da companhia e, desta forma, apresenta um viés em sua análise pois se beneficia da queda das ações da resseguradora.

Os demonstrativos financeiros da resseguradora são auditados trimestralmente por auditoria externa, conforme previsto na Lei das S.A., e a PwC (auditoria contratada) não averiguou qualquer indício de manipulação contábil em seus números.

Apesar da gestora mencionada ter afirmado que o IRB apresenta fraca geração de caixa, a afirmação não procede se olharmos o DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) da companhia, no qual o IRB gerou 14,6 milhões de reais nos nove meses de 2019, sendo 1,2 bilhão apenas da geração de caixa da atividade operacional da companhia.

Esta notícia certamente gerou incertezas aos investidores, porém entendemos que o preço das ações deve se normalizar nos próximos dias.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Petrobras (PETR3, PETR4): Braskem no Novo Mercado e venda da Gaspetro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

CSN E Eu Com Isso
E eu com isso

CSN: IPO da mineração

Na noite da última sexta-feira (22), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) divulgou o prospecto preliminar da oferta pública de ações (IPO) de sua subsidiária CSN

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Eletrobras e BR Distribuidora

Após anunciar sua renúncia do comando da Eletrobras (ELET3/ELET6) na sexta-feira (22), o CEO da companhia, Wilson Ferreira Júnior, deve assumir o comando da BR

Read More »
Incerta - E Eu Com Isso
E eu com isso

Lidando com a incerteza

Vou retornar às aulas de Física, mais especificamente às de Cinemática, dos tempos de ensino médio. O movimento de um corpo sólido era provocado pela

Read More »
E eu com isso

Nova Tecnologia da Alphabet

A Alphabet, companhia de participações dona da Google, anunciou nesta segunda-feira (25) que está tendo avanços significativos em sua nova tecnologia capaz de substituir os

Read More »
Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos
E eu com isso

Reta final no Congresso

A semana foi encurtada por conta do feriado municipal do aniversário de São Paulo, mas Brasília segue a todo vapor, com as eleições para o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel