Levante Ideias - Brown Shopping Bags

Relação entre shopping e lojistas estremece com ações de despejo (IGTA3, ALSO3, MULT3, BRML3)

Relação entre shopping e lojistas estremece com ações de despejo (IGTA3, ALSO3, MULT3, BRML3)

As empresas administradoras de shopping-centers, como Iguatemi (IGTA3), Aliansce Sonae (ALSO3), Multiplan (MULT3) e BrMalls (BRML3), aumentaram o número de ações de despejo contra lojistas devido ao atraso no pagamento dos aluguéis após o início da quarentena do coronavírus.

Essas medidas contrariam a recomendação da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, que indica evitar a judicialização da decisão e orienta a negociação de valores e condições diferenciados para este momento

A notícia é negativa para as empresas de shopping centers, mas esperamos impacto neutro no preço das ações de shoppings listadas na bolsa no curto prazo, visto que, por ora, tal movimento atinge apenas uma pequena parcela do grupo de lojistas, logo o efeito nos resultados é limitado. 

As ações de empresas de shopping centers acumulam em média desvalorização de 43,5 por cento no acumulado de 2020, ante uma queda de 30,9 por cento do Ibovespa.

O cabo de guerra entre as partes vai ficando mais evidente à medida em que a quarentena se estende e estes grandes centros de consumo e entretenimento seguem fechados para conter a disseminação da Covid-19. Contudo, é válido ressaltar também que os pedidos podem representar um acúmulo de atrasos nos pagamentos anteriores à pandemia por parte dos lojistas, com as administradoras prevendo um agravamento das suas condições operacionais e consequente perda da capacidade de recuperação.

Em linhas gerais, as negociações entre as partes vêm ocorrendo ao longo das últimas semanas com diversos termos sendo discutidos como: suspensão da cobrança do fundo de promoção, adiamento da cobrança ou até mesmo o desconto direto nos aluguéis.

O principal catalisador no preço das ações no curto prazo é a duração da quarentena, em especial às medidas impositivas aos shopping centers, dado que seus empreendimentos são geradores de aglomeração em local fechados.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Gabinete Anticaos – Ep. 22

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel