Câmara dos deputados em perspectiva

Reforma ministerial à vista

Com o apoio do Republicanos à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara, crescem cada vez mais as chances de haver uma reforma ministerial em fevereiro do ano que vem, após o resultado das eleições legislativas, para acomodar os interesses da base aliada do governo.

Com isso, o diagnóstico nos corredores de Brasília é que a disputa entre grupos políticos ligados ao presidente – Centrão, ala militar e ala ideológica – deve se acirrar daqui para a frente. Segundo fontes ligadas ao Planalto, o aceno do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), praticamente lhe conferiu um ministério. Ainda estaria em aberto, contudo, seu destino na Esplanada dos Ministérios – atualmente, cogita-se recriar o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mas Pereira também poderia assumir a Secretaria de Governo e comandar, assim, a articulação política entre Executivo e Congresso.

A ala ideológica e o Centrão pressionam Bolsonaro para destituir o general Ramos do comando da articulação política. O motivo seria os fracos resultados entregues em votações no Congresso diante de concessões feitas pelo governo. Outras ideias de mudanças, como a recriação do ministério do Planejamento, trocas no ministério da Cidadania e no ministério do Turismo, também vêm sendo estudadas, mas ainda se encontram muito incipientes.

Tanto as mudanças na Esplanada quanto outras grandes decisões, caso da avaliação do governo federal sobre um novo programa social ou mesmo a retomada do auxílio emergencial, dependerão do desfecho nas eleições legislativas marcadas para o início de fevereiro do ano que vem. Até lá, tudo fica em suspenso.

E Eu Com Isso?

Independentemente da dança das cadeiras a ser promovida no início do ano que vem, uma coisa parece certa: ela ocorrerá. Naturalmente, o custo de manter uma coalizão – ainda mais em um Congresso bastante fragmentado – tende a aumentar durante a segunda metade de um mandato presidencial.

Contribui para isso também o fato de que a eleição pela Mesa Diretora da Câmara deverá ser acirrada, tornando muito valioso cada apoio partidário. Nesse contexto, espera-se que o Executivo vá entregar para o Centrão cargos do primeiro escalão da administração pública federal, após resistir na entrega destes até onde pôde.

Nesse momento, interessa mais ao mercado os desdobramentos envolvendo quem vai ser o próximo presidente da Câmara e do Senado do que eventuais custos que essa corrida eleitoral pode trazer. No entanto, uma vez confirmada a recriação de ministérios, deve haver algum impacto negativo nos ativos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lançamento da plataforma Levante Advice, por Grupo Levante.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.