Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado Federal, marcadas para o início de fevereiro de 2021.

Nesta terça, (01), um grupo de partidos assinou nota que será enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o apelo para barrar a possibilidade de reeleições em ambas as Casas Legislativas – no que foi considerado um movimento para dificultar a vida dos atuais presidentes, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP). Intitulado de “Carta à Nação Brasileira e ao Supremo Tribunal Federal”, o documento foi encabeçado pelo PP – sigla de Arthur Lira (AL), um dos líderes do Centrão e candidato à presidência da Câmara – e contou com o apoio de outras siglas como PL, PSD, Patriotas, Podemos, Avante, mas também de partidos de oposição, como PSB, Cidadania e Rede.

O movimento tem como objetivo enfraquecer a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) que, apesar de ter reiterado que não vai tentar se reeleger, não enxerga problemas em concorrer novamente caso mude de ideia. Atualmente, o presidente está focado na construção de um grande bloco de 300 deputados para apoiar seu sucessor – incluindo a ala da esquerda na Câmara, que conta com cerca de 130 deputados e será decisiva para o desfecho deste pleito. Não assinaram a carta legendas que estão mais alinhadas com o presidente da Câmara nesse momento: MDB, PSL, Republicanos, PSDB, DEM e PDT.

Não obstante o direcionamento a Maia, a nota pode atrapalhar os planos de reeleição de Davi Alcolumbre, que cita abertamente sua vontade de concorrer novamente ao cargo e tem apoio do Planalto. O PP, mentor da carta, deixou claro que a questão é especificamente sobre a situação da Câmara e que apoia o nome de Alcolumbre no Senado, mas, juridicamente, essa separação corre o risco de não existir.

Impactos na prática

O julgamento da questão no STF se inicia nessa sexta-feira (4), em plenário virtual, mas uma conclusão deve ficar apenas para o dia 11 de dezembro – isso se nenhum ministro requisitar a análise do tema em plenário presencial ou pedir vistas sobre o processo. Como já adiantamos, a expectativa é de que o Judiciário fique de fora desse imbróglio, abrindo caminho para a possibilidade de reeleição.

Com a disputa interna no Congresso como pano de fundo, a agenda de reformas segue em banho-maria por tempo indeterminado. Apenas algumas pautas pontuais devem prosperar nessas duas semanas e meia restantes de atividades legislativas antes do recesso. Acreditamos que a inércia sobre temas fiscais e mesmo as reformas econômicas deve trazer algum impacto negativo nos índices durante dezembro e janeiro, até que as eleições legislativas sejam superadas. Por enquanto, investidores ainda acompanham de longe as movimentações políticas e a carta do Centrão não deve fazer preço no pregão de hoje.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: Resultados do segundo turno.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.