Rede D'or Logo

Rede D’Or compra hospital 

Nesta segunda-feira (5/abr), após o fechamento do mercado, a Rede D’Or anunciou, através de Fato Relevante, a aquisição do Biocor Hospital de Doenças Cardiovasculares Ltda., na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). No comunicado, o grupo reportou um valor de firma de 750 milhões de reais para 100 por cento do hospital, o qual ainda será deduzido o endividamento líquido. Por meio da sua afiliada, Clínica São Lucas Ltda, a Rede D’Or está adquirindo participação de 51 por cento do capital social do hospital, desembolsando cerca de 382,5 milhões de reais.

O Biocor é um hospital referência em Belo Horizonte, contando atualmente com 350 leitos. Para ele, está planejada a expansão de mais 150-200 leitos, sob a bandeira premium “Star” (BH Star), marca premium da Rede D’Or. Assim, o complexo deve atingir mais de 500 leitos totais. A previsão de receita para o hospital é de 300 milhões de reais, com Ebitda de 70 milhões de reais nos 12 meses posteriores ao fechamento da operação, já incorporando as sinergias entre as companhias.

O hospital também mantém relacionamento com quase todas as operadoras de saúde, em especial a Unimed-BH. Ainda, as aquisições realizadas no final do ano passado pela Hapvida (Hospital Vera Cruz) e pelo Grupo NotreDame Intermédica – GNDI (Lifecenter) saíram da rede da Unimed-BH, tornando a operadora, assim ainda mais estratégica para a Biocor.

O fundador do hospital, Mario Vrandecic, fundou o Biocor em Nova Lima em 1985 e, desde então, vinha investindo na qualidade e educação continuada da companhia, sendo este o primeiro hospital da américa latina a receber a certificação ISO 9000. Vrandecic faleceu em 2019, aos 75 anos. Desde então, seus filhos ampliaram e modernizaram o hospital.

A operação ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e verificação de demais condições atuais, como a confirmação de diligências e celebração de instrumentos definitivos, incluindo a celebração de Acordo de Acionistas.

E Eu Com Isso?

Com a aquisição, a Rede D’Or ingressa na terceira maior região metropolitana do país, onde deve expandir através de expansões e/ou fusões e aquisições no médio prazo.

Acreditamos que a aquisição é positiva, gera valor para os acionistas de Rede D’Or e representa um aumento de 4 por cento na quantidade total de leitos. O valor da aquisição representa apenas 1 por cento do valor de mercado da companhia, com múltiplo valor da firma (EV) por leito de 2.140 reais.

Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (RDOR3) no curto prazo.

A entrada da companhia em Belo Horizonte também ocorre em um momento de mercado aquecido para o setor de saúde, após anúncio de fusão pela Hapvida e Intermédica, além de anúncio de oferta pública de ações (IPOs) de pelo menos 3 hospitais em 2021 – entre eles, o Hospital Care Caledônia (São Paulo), a Kora Saúde (Espírito Santo) e a Rede Mater Dei, companhia líder de Minas Gerais.

Estas companhias chegam à bolsa de valores trazendo complementaridade em termos de região de atuação, um ponto positivo para um segmento que ainda possui potencial para consolidação. Com a capitalização dessas novas entrantes, é esperado que se aumente a disputa por ativos e a competitividade nas fusões e aquisições do setor de saúde, o que já vem sendo observado.

Por fim, apesar da maior competição, acreditamos que este movimento também traz oportunidades para as empresas já listadas do setor. De fato, a listagem de novas companhias é um retrato do interesse que o setor tem despertado nos investidores. Portanto, revela que há capital disponível para ser aplicado, o qual também pode ser absorvido pelas empresas já estabelecidas através de captações de dívidas ou novas emissões de ações, beneficiando seus negócios.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Rede D’Or (RDOR3): Resultados do 4T20 e de 2020.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe, mas não empolga

Mercado Local → Ibovespa 122.516 pontos +0,59% O Ibovespa registrou alta puxada pela boa performance do setor financeiro, à espera de bons resultados trimestrais do

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic vai subir 1%

Na terça-feira (03) e na quarta-feira (04) haverá mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Desde a edição passada, em junho, estava mais

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Sempre o fiscal

A semana começa movimentada no cenário político, com a volta das atividades legislativas e investidores de olho no quadro fiscal de 2022, a ser definido

Read More »
Levante Ideias - Robinhood
E eu com isso

IPO da Robinhood

A Robinhood (HOOD), polêmica corretora americana voltada ao investidor pessoa física, estreou na NASDAQ na última sexta-feira (30), em uma sessão bastante volátil. Após chegar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.