Fachada do Supremo Tribunal Federal. Brasilia, 26-10-2018. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Recesso branco

A semana deve ser mais morna no front político, com deputados e senadores longe de Brasília no que pode ser considerado um “recesso branco” – fora de época – do Congresso. Entre os dias 8 e 18 de outubro, congressistas estarão em seus estados, dando enfoque às eleições municipais.

O calendário da volta, a partir do dia 19, prevê uma série de sessões para sabatinar autoridades indicadas pelo governo para cargos na diplomacia brasileira e para o Supremo Tribunal Federal, no caso do desembargador Kassio Nunes. Somente depois desses trâmites que devem voltar as discussões acerca de projetos de lei e outros temas da agenda governamental.

Nesse contexto, como já comentei na semana passada, reformas como a tributária e a administrativa já estão virtualmente postergadas para o ano que vem. Para este ano, que vai até o dia 22 de dezembro para o Congresso Nacional, a tendência é de aprovação de outras pautas microeconômicas e a PEC Emergencial, que deve abarcar o Renda Cidadã e outros pontos importantes para o fiscal do País.

Diante da calmaria legislativa, os olhos se voltam à indicação de Kassio Nunes e seus impactos sobre o STF e a Operação Lava Jato. Por ser ligado ao Centrão, o desembargador representaria uma derrota ao lavajatismo. Essa discussão, porém, ainda não deve afetar o mercado local.

Investidores devem ficar atentos a declarações sobre o teto e o Orçamento de 2021. No recesso branco, será a hora de ministro da Economia e outros atores trabalharem para encontrar uma solução viável para acomodar todos os interesses do governo e ainda manter a responsabilidade fiscal. Quanto maior a demora para uma solução, pior será para o mercado. Para hoje, porém, o cenário político calmo pouco deve influenciar o sentido do pregão.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Discurso de Lula - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Lula elegível

O Supremo Tribunal Federal confirmou em plenário, nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin há cerca

Read More »
BNY Mellon - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da BNY Mellon do 1T21

O Bank of New York Mellon, ou simplesmente BNY Mellon (BK) apresentou nesta sexta-feira (16), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel