recessão global

Recessão global deixa investidores receosos – 15/08

Recessão global deixa investidores receosos

O receio generalizado de uma recessão global econômica está criando uma percepção negativa nos mercados internacionais. Assim, cada novo dado anunciado culmina em muita volatilidade.

No momento, tudo indica que o mundo passa por um período de desaceleração (que é bem diferente de recessão global). Nesse contexto, o mercado atua na expectativa de novos estímulos monetários, o que significa juros mais baixos.  

A agenda está lotada da divulgação de dados americanos. Vendas no varejo, produção industrial, confiança das construtoras, fluxo de capital estrangeiro… Tudo isso um dia depois de assistirmos à inversão da curva dos rendimentos dos títulos de 2 e 10 anos do Tesouro. Muitos economistas enxergam como um indício para prever recessões na maior economia do mundo. Ou seja, o que não faltam são preocupações daqui em diante.

Por aqui no Brasil, as boas perspectivas no ambiente político (leia-se aprovação de reformas) sustentam a Bolsa acima dos 100 mil pontos. O dólar ficou mais suscetível aos movimentos internacionais e disparou nas últimas semanas. Ultrapassando, portanto, a barreira dos 4 reais. O nosso Banco Central anunciou que, diante de tal movimentação, irá começar a vender dólares das reservas internacionais. Esse será o primeiro leilão à vista no mercado desde a crise de 2009. A ideia é que aumentando a oferta da moeda americana no mercado, seja possível reduzir o seu valor.

E Eu Com Isso?

Assim, depois de um dia bem negativo para os mercados, com uma grande aversão ao risco, o dia de hoje será de recuperação. Dessa forma, esperamos um desempenho positivo dos ativos locais e do dólar. Ainda, o destaque vai para o cenário corporativo, ontem após o fechamento da Bolsa. Finalmente, foram divulgados os últimos balanços do segundo trimestre.

Destaque para a Even que divulgou um excelente resultado. A construtora é uma das recomendações do Seu Levante Financeiro — Small Caps. Desde sua inclusão na carteira, já subiu +62,1 por cento. No momento o time de ações liderado pelo Eduardo Guimarães, acredita que uma outra Small Caps tem um potencial ainda maior de valorização. Portanto, entre no link e saiba mais sobre o projeto. 

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel