Levante Ideias - Congresso Nacional

Problemas em escala

O principal vetor de preocupação no governo e, principalmente, no ministério da Economia neste início de ano segue ganhando maiores proporções. Após os servidores da Receita Federal e do Banco Central entregarem seus cargos comissionados, em protesto à ausência de previsão de reajustes salariais em detrimento de outras categorias, mais de 150 auditores fiscais do ministério do Trabalho também largaram postos de chefia ou coordenação neste meio de semana.

Já está marcada uma paralisação geral, organizada pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), para o dia 18 de janeiro e lideranças do grupo ameaçam realizar outras paralisações na semana seguinte, caso não haja resposta do governo.

Em seguida, os protestos escalariam para uma greve geral – em fevereiro – colocando em risco o funcionamento da administração pública federal e minando a atividade econômica.

Por parte do Planalto e da Esplanada, ainda são bastante incipientes as tentativas de negociação com o funcionalismo público, uma vez que Brasília ainda está esvaziada por conta do recesso de fim de ano. No entanto, a equipe econômica já tem concentrado esforços, desde o fim do ano passado, para evitar maiores gastos com pessoal pelo menos neste ano.

O Orçamento de 2022 prevê R$ 1,7 bilhão para reajustes salariais de categorias da administração pública federal, mas não tem destinação específica. A princípio, o desejo do presidente Bolsonaro era de contemplar suas bases eleitorais mais próximas – carreiras policiais ligadas ao ministério da Justiça, à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal. Desta intenção, surgiram os protestos de outras categorias.

E Eu Com Isso?

O imbróglio do reajuste salarial vai ganhando contornos dramáticos à medida que a adesão aos protestos, entre outros tipos de pressão sobre o governo, tem aumentado.

Na atual conjuntura política, esse parece ser o maior fator de risco de curto prazo para os mercados e, infelizmente, historicamente as quedas de braço entre governo e funcionalismo têm apontado vitória das entidades de classe.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Polêmica com desoneração.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.