pro-brasil eeci

Pró-Brasil adiado

O super pacote de medidas, apelidado de Pró-Brasil, anunciado durante a semana passada e previsto para essa terça-feira, foi adiado por falta de consenso sobre alguns pontos importantes. Por ora, o anúncio de medidas no dia de hoje ficará restrito ao Casa Verde-Amarela, programa formulado para substituir o Minha Casa, Minha Vida.

O presidente Bolsonaro quer dar o pontapé inicial na marca social sobre sua gestão com o Casa Verde-Amarela. Segundo números do Planalto, a meta é inserir um milhão de brasileiros no sistema habitacional, com foco na região Norte e Nordeste.

A cerimônia de lançamento do Pró-Brasil, prevista para essa terça, às 16h, foi cancelada. O “Big Bang Day”, como vinha sendo chamado por quadros da equipe econômica, deve ficar para a semana que vem – com sorte, para o fim desta semana. Os motivos que levaram ao adiamento são técnicos e também políticos. Em primeiro lugar, ainda não se chegou a um consenso quanto ao valor do benefício do Renda Brasil (programa de distribuição de renda). Outro motivo é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo ainda precisa passar por uma revisão técnica antes de ser encaminhada ao Congresso. E, além disso, foi feito um diagnóstico de que seria melhor entregar o super pacote antecipadamente para as lideranças partidárias, para evitar desgastes políticos.

Em termos práticos, o adiamento do Pró-Brasil não deve trazer prejuízo para os ativos no pregão desta terça-feira. O efeito “Big Bang”, porém, perde força e ficará para outro pregão, em um futuro próximo. Investidores devem ficar no aguardo de mais informações sobre o pacote e na expectativa de que o governo reafirme seu compromisso com o caminho das reformas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel