Tesla - Levante Ideias

Preocupação para Tesla

Nesta quinta-feira (18), foi revelado que os órgãos de trânsito estão investigando um acidente envolvendo um carro “Modelo Y” da Tesla (TSLA). O recurso avançado de direção autônoma (Autopilot) do veículo estaria acionado no momento da colisão, que envolveu também um carro de patrulha de trânsito local.

Este acidente se adiciona a outras três investigações recentes envolvendo os veículos da companhia e seus recursos tecnológicos de direção, que seguem em amplo debate sobre a sua segurança, confiabilidade e responsabilidade em diversos casos.

E Eu Com Isso?

Parte da tese de investimento em Tesla está associada aos diferenciais competitivos e a tecnologia embarcada nos seus carros elétricos. Normalmente, quando ocorrem acidentes e questões regulatórias envolvendo a companhia, o mercado reage mal à notícia.

Nesta quinta-feira, as ações da Tesla (TSLA) já indicam uma pré-abertura em queda acima de 2 por cento, o que deve culminar em um desempenho abaixo dos índices de tecnologia e crescimento nos Estados Unidos.

Evidentemente, nenhum acidente vem em “momento bom”. Nos casos recentes, contudo, há o agravante de que a companhia havia acabado de disponibilizar atualizações nos seus softwares, chamada de “full self-driving” com direito inclusive à menção de Elon Musk no Twitter sobre zero acidentes.

Um ponto crucial nas discussões é o grau de comprometimento da atenção dos motoristas ao acionarem os modos de direção autônoma. Os mais críticos alegam que ela acaba sendo afetada, podendo causar acidentes. Os mais otimistas acreditam que, na margem, a direção autônoma é capaz de reduzir o número de acidentes em estradas.

A tecnologia avançada de assistência ao motorista não é rigidamente regulamentada nos EUA. Por exemplo, não há padrões federais mínimos para muitas das técnicas que as empresas usam para monitorar a atenção do motorista, de acordo com o National Transportation Safety Board.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Resultados da Tesla.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Juros
E eu com isso

A nova narrativa dos juros

A divulgação da edição mais recente do Relatório Focus nesta segunda-feira (26) mostra uma mudança nas expectativas. Não foi um movimento de ruptura. Ao contrário,

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Bola da vez

Com a reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira (PI), o Partido Progressistas é a bola da vez em Brasília. O presidente da sigla deve mesmo

Read More »
Levante Ideias - Economia China
E eu com isso

Sell-off prossegue na China

Na madrugada desta segunda-feira (26), o sell-off (movimento forte e generalizado de venda dos ativos) das ações chinesas do setor de educação privada e tecnologia

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel