celulose eeci

Preço da celulose aumenta no mercado chinês

Segundo informações de mercado, as companhias brasileiras e chilenas produtoras de celulose irão reajustar os preços da celulose de fibra curta em 20 dólares por tonelada (aproximadamente 4,5 por cento) para o mercado chinês nas próximas semanas. É o primeiro reajuste após mais de um ano. Ainda sobre este ponto, acredita-se que os demais produtores da América do Sul acompanhem este movimento e testem cotações mais elevadas.

A celulose está cotada próximo ao patamar dos 450 dólares por tonelada, bem abaixo da sua média histórica e em um nível considerado insustentável, pois neste patamar o investimento em várias unidades no mundo entrega retornos extremamente baixos para os sócios.

A notícia é positiva para Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11) e Irani (RANI3), companhias brasileiras do setor com capital aberto na B3, pois a cotação da commodity é um dos principais catalisadores das ações destas companhias juntamente com as oscilações do câmbio. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações SUZB3, KLBN11 e RANI3 no curto prazo.

As companhias brasileiras seguem gerando caixa mesmo com o preço da celulose abaixo dos 500 dólares por tonelada, enquanto o nível mínimo estimado para que uma unidade entregue algum retorno econômico satisfatório é na faixa dos 600 dólares por tonelada.

A celulose brasileira é a mais competitiva do mundo, pois o custo caixa de produção é dos mais baixos do mundo. Assim, a indústria brasileira de celulose possui vantagem competitiva de custos e um caráter de muita resiliência.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel