Levante Ideias - Santos Brasil

Portos no Brasil sentem o impacto da Covid-19 (STBP3)

Portos no Brasil sentem o impacto da Covid-19 (STBP3)

Após a paralisação da economia chinesa em meados de janeiro e fevereiro atingir a movimentação de contêineres nos terminais portuários brasileiros, as medidas de isolamento social impostas pelos governos brasileiros e europeus devem resultar em quedas ainda maiores nos volumes transportados a partir deste mês de abril.

Além da retração da demanda devido ao fechamento das unidades produtivas locais, a volatilidade do câmbio, bem como seu patamar mais alto, desestimulam as importações por parte das empresas brasileiras, que avaliam com certa cautela a possibilidade de serem surpreendidas com a queda na cotação das moedas internacionais após o fechamento das suas compras.

O volume de contêineres importados da China apresentou queda de 25 a 30 por cento nos principais portos do país (Santos e Itajaí/Navegantes) em março.

A notícia é negativa para as empresas de navegação marítima e operadoras portuárias, como a Santos Brasil (STBP3), única empresa do segmento listada na bolsa de valores de São Paulo.

A ações da Santos Brasil acumulam uma queda de 51 por cento no ano, ante a queda de 32,8 por cento no Ibovespa. Acreditamos que a queda foi muito maior do que deveria ser, e nossa visão é muito positiva para as ações no médio e longo prazo.

Por outro lado, a empresa divulgou números operacionais favoráveis no primeiro trimestre de 2020, com pouco impacto na movimentação de contêineres. Como há um “efeito-defasagem” devido ao prazo de até 40 dias na qual a carga fica embarcada, os efeitos do coronavírus devem ser maiores entre abril e maio, atingindo o segundo trimestre da companhia.

No Tecon-Santos Brasil, principal terminal operado pela Santos Brasil, o volume de contêineres em março foi de 85 mil, uma queda de apenas 1 por cento no comparativo com o mesmo mês do ano passado.

Já no primeiro trimestre deste ano houve um crescimento anual de volume de 7 por cento. Nos últimos 12 meses o volume foi de 1,024 mil, 12 por cento acima do registrado no mesmo período anterior.

O principal catalisador das ações da Santos Brasil (STBP3) é a duração da quarentena no Brasil e nos principais destinos das cargas operadas, como na Europa e nos Estados Unidos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Coronavírus: o real número de contaminados no Brasil

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.