Plano & Plano - E Eu Com Isso

Plano&Plano: prévia do 4T20

Na terça-feira (19), após o fechamento do mercado, a Plano&Plano divulgou sua prévia operacional referente ao 4T20. Em termos de lançamentos, no acumulado do ano, estes totalizaram um VGV (Valor Geral de Vendas) de 1,4 bilhão de reais, com crescimento de 18 por cento ante 2019. No trimestre, os lançamentos somaram 506 milhões de reais, avançando 1,4 por cento perante o 4T19, em decorrência de sete empreendimentos lançados. Os números citados consideram somente a participação da companhia nos projetos e excluem as permutas físicas.

As vendas líquidas contratadas atingiram 284 milhões de reais no trimestre, expansão de 25 por cento na comparação anual. No acumulado de 2020, as vendas somaram 874 milhões de reais, implicando crescimento de 29 por cento relativamente ao ano anterior, quando alcançaram 679 milhões de reais.

Ademais, a Plano&Plano apresentou a evolução trimestral do indicador vendas sobre oferta (VSO). No 4T20, utilizando os dados acumulados em 12 meses, o indicador ficou em 32,7 por cento. Houve queda em relação aos trimestres anteriores em função dos lançamentos mais intensos no 4T20, refletindo a recuperação econômica e a dissipação dos efeitos da pandemia. Expurgando o VGV lançado no trimestre e as respectivas vendas, o VSO mensurado seria de 39,4 por cento, número virtualmente estável ante os trimestres anteriores.

E Eu Com Isso?

O resultado da prévia operacional é positivo para a companhia e esperamos um impacto positivo no preço das ações da Plano&Plano (PLPL3) no curto prazo. Como a Cyrela tem participação na Plano&Plano, podemos esperar também um impacto ligeiramente positivo no preço das ações (CYRE3).

A companhia apresentou mais um trimestre de fortes resultados, com um aumento expressivo de suas vendas líquidas e lançamentos, tanto na comparação trimestral quanto na anual. Este resultado é condizente com o atual cenário de juros baixos e ampla oferta de crédito imobiliário, que estimulam o aquecimento da demanda no setor imobiliário. O modelo de negócios da companhia, com grande exposição ao segmento de baixa renda focado em programas como Minha Casa Minha Vida (MCMV), se beneficia, assim, dessa atual conjuntura.

No caso da velocidade de vendas (VSO), a companhia apresentou um indicador comparativamente baixo em relação aos trimestres anteriores, refletindo lançamentos elevados no 4º trimestre, conforme já mencionado acima. Quando analisamos o número ajustado desconsiderando o VGV lançado no 4º trimestre e a respectiva venda, o indicador mostra-se forte e saudável para o setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Começou a vacinação.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levantes Ideias - Investimento imobiliário
E eu com isso

A solidez dos imóveis

A expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que se inicia nesta terça-feira (15) e terminará amanhã, quarta-feira (14) é de alta

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Medidas Provisórias a caminho

O governo já prepara duas Medidas Provisórias consideradas importantes para o curto prazo, sendo a primeira delas sobre a possibilidade de racionamento de energia elétrica

Read More »
Levante Ideias - Supermercado
E eu com isso

Novo spin-off do GPA

Vem sendo veiculado no mercado a possibilidade do GPA (PCAR3) realizar mais um spin-off (cisão) de uma das suas operações, a varejista alimentar colombiana Éxito,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel