Real brasileiro

PIB acima do esperado

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2021 mostrou a resiliência da economia brasileira. Na manhã desta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma alta de alta de 1,2% no PIB em relação ao quarto trimestre de 2020.

O crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2020 foi de 1% e, nos quatro trimestres até março, o PIB caiu 3,8% em comparação com os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,048 trilhões. Segundo o IBGE, o resultado positivo do trimestre foi composto por crescimento nas atividades da agropecuária, que teve alta de 5,7%. Da indústria, que cresceu 0,7%. E dos serviços, que cresceram 0,4%.

Como analisar esses números?

O resultado veio acima das expectativas dos investidores, que eram de uma alta de 0,7%. E o PIB mostra que a economia brasileira está se adaptando aos desafios impostos pela pandemia.

O número positivo veio de uma performance forte do agronegócio e dos investimentos, em sua maioria para recomposição de estoque que estavam em patamares muito baixos.

A arrecadação de impostos veio acima do esperado, pois o pagamento de tributos que havia sido diferido em 2020 foi realizado neste ano, melhorando o resultado do setor público.

O resultado do PIB deve acelerar o processo de revisão para cima das perspectivas para a economia em 2021. Essa revisão já vinha sendo notada em alguns indicadores do Banco Central.

Na edição mais recente do Boletim Focus, divulgada na segunda-feira (31), a projeção para o PIB neste ano subiu para 3,96%, ante 3,52% na semana anterior e 3,14% quatro semanas antes.

Internacional

As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em altas na terça, quando foi divulgado o índice PMI (Índice do Gerente de Compras) Caixin/Markit de manufatura da China, que marcou 52 pontos, acima da expectativa de uma leitura de 51,9 pontos.

O índice de abril havia sido de 51,9 pontos. O PMI oficial relativo a maio, divulgado na segunda, marcou 51 pontos, levemente abaixo dos 51,1 pontos. Qualquer valor acima de 50 pontos indica expansão; abaixo, retração.

Depois de fechar maio com a segunda alta mensal consecutiva, o petróleo acelera antes da reunião mensal da Opep+, que reúne os maiores produtores da commodity e a Rússia.

Os contratos futuros do Brent para agosto sobem 2% e voltam ao patamar de US$ 70 por barril.

E Eu Com Isso?

A sessão da terça-feira começa com os mercados em alta. Os contratos futuros do Ibovespa e os do índice americano S&P 500 avançam no início dos negócios, turbinados pelos bons resultados da economia, tanto no Brasil quanto internacionais. As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Recalculando o PIB.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O Copom endurece o jogo

O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), a Ata da reunião de número 239 do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada nos dias 15

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Tributação de dividendos

O ministério da Economia bateu o martelo sobre a proposta de tributação de dividendos, a ser enviada dentro das alterações no sistema tributário de renda,

Read More »
Levante Ideias - Google
E eu com isso

Google investigado na Europa

A Comissão Europeia abriu mais uma investigação antitruste para avaliar se o Google (GOOG) violou as regras de concorrência da União Europeia ao favorecer seus

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel