petrobras

Petrobras (PETR3, PETR4): Julgamento sobre venda de ativos

Petrobras (PETR3 e PETR4) – Julgamento no plenário do STF sobre a venda de ativos

Nesta quarta-feira será realizado julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o processo de venda de ativos de empresas estatais, a chamada Lei das Estatais (13.303/2016).

Além disso, será decidido se a liminar que suspendeu a venda da Transportadora de Gás (TAG) da Petrobras. Ela foi concedida pelo Ministro Edson Fachin e continua válida.

A Petrobras tem dois argumentos jurídicos para sustentar a legalidade do seu processo de venda de ativos. O primeiro é a lei do petróleo de 1997 autorizou a companhia a criar empresas subsidiárias para atuar em diversos setores. Portanto, por “paralelismo” a Petrobras poderia vender essas empresas. O segundo é a decisão do próprio STF de 2004 que determinou que a Lei do Petróleo já seria suficiente para tratar o assunto, sem a necessidade de uma lei específica.

Tanto a Advocacia Geral da União (AGU) quanto a Petrobras têm a mesma visão sobre o processo de venda de ativos: “A venda das subsidiárias é como um desinvestimento, dentro de uma lógica empresarial, e não como desestatizações”.

De acordo com a Petrobras: “O processo de venda das subsidiárias atende a recomendações aprovadas pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2017, que muito é mais robusta do que um processo licitatório”.

E Eu Com Isso?

Esse julgamento do STF é essencial para a segurança jurídica do processo de venda de ativos da Petrobras, principal catalisador das ações da petroleira.

Acreditamos que a decisão será favorável à venda de ativos da estatal no plenário do STF. Ou seja, deve prevalecer a visão empresarial sobre a venda de ativos.

Entretanto, se a decisão for desfavorável à venda de ativos (TAG), esperamos impacto bastante negativo nas ações da Petrobras (PETR3/PETR4) no curto prazo.

Confira

Quem Vai Levar a Netshoes?

Dicas práticas de como economizar dinheiro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.