Petrobras E Eu Com Isso

Petrobras (PETR3/PETR4) – Redução no orçamento 2020

Petrobras (PETR3/PETR4) – Redução no orçamento 2020

A Petrobras (PETR3/PETR4) anunciou uma proposta aos acionistas de orçamento de capital de 39,41 bilhões de reais em 2020, uma redução de 28 por cento em relação ao orçamento aprovado em 2019.

O investimento total seria dividido em 31 bilhões de reais para a unidade de negócios de exploração e produção de petróleo, 6,23 bilhões de reais para refinarias/gás natural e 2,13 bilhões para o segmento corporativo.

Na última sexta-feira (20) a Petrobras solicitou aos bancos desembolso de linhas de crédito no valor de 8 bilhões de dólares com objeto de reforçar o caixa da companhia.

Adicionalmente está marcada eleição de novo Conselho de Administração para ser eleito na Assembleia Geral Ordinária em 22 de abril.

Esse movimento de preservação de caixa é realidade para todas as empresas de petróleo no mundo, que começaram a se mexer para enfrentar o cenário de crise provocado pela pandemia do coronavírus e pela guerra de preços no mercado de petróleo entre Arábia Saudita e Rússia.

Se no Brasil, a Petrobras e a PetroRio anunciaram adiamento dos investimentos, no cenário internacional as gigantes internacionais do setor, como ExxonMobil, Total, Equinor e BP, também sinalizaram cortes de gastos de cerca de 25 por cento.

Os preços do petróleo do tipo Brent apresentaram queda de 21 por cento na última semana, com queda acumulada superior a 60 por cento em 2020, o barril do tipo Brent está atualmente cotado a 27 dólares.

O choque de oferta/preço provocado pela guerra comercial entre Rússia e Arábia Saudita é agravado pela forte redução na demanda mundial por petróleo devido à queda na economia global devido ao Covid-19.

O Brasil e a Petrobras estão em melhores condições para enfrentar a crise dessa vez, mas as perspectivas de geração de caixa são negativas devido aos baixos preços do petróleo.

No lado positivo, destaque para dos custos mais baixos de extração e produção de petróleo do pré-sal, com 74 por cento da produção brasileira com “breakeven” (preço de equilíbrio econômico) de 35 dólares por barril.

O momento é de “tempestade”, pois as empresas petroleiras precisarão aumentar a eficiência das suas operações, adiar investimentos e reduzir os níveis de atividade de exploração.

Por último, destacamos que essa guerra entre Arábia Saudita é Rússia não é sustentável no longo prazo, pois ambos países estão “queimando óleo”.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: BR Distribuidora (BRDT3): desinvestimento da Stratura

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel