Levante Ideias - Pec Paralela

PEC Paralela diminui economia da reforma da Previdência – 29/11

PEC Paralela diminui economia da reforma da Previdência

Aprovada pelo Senado Federal, a PEC Paralela, que estabelece mudanças de regras para a aposentadoria, deve comprometer a economia estimada para os próximos dez anos em cerca de 43 bilhões de reais. O texto, que agora segue para a Câmara – onde precisa ser aprovado em dois turnos –, concedeu regras mais duras para algumas categorias, comprometendo a estimativa de economia de aproximadamente 800 bilhões de reais nos próximos dez anos.

Foram beneficiadas com o regime especial classes como peritos criminais, guardas municipais e, até mesmo, agentes e oficiais da Agência Brasileira de Inteligência. A partir das concessões, existe o risco de inclusão de outras categorias no rol de benefícios, podendo comprometer ainda mais o ajuste fiscal na Previdência. 

E Eu Com Isso?

Pouco comentada, a PEC Paralela tramitou no Senado rapidamente e permitiu que mudanças no texto aprovado afrouxassem algumas regras. O lado positivo é que existe a possibilidade de a proposta não avançar na Câmara, já que, desde o começo, os deputados foram contrários à inclusão de Estados e municípios na reforma – mudança que está prevista na PEC. De qualquer maneira, a frustração de economia é negativa para o fiscal brasileiro.

Leia também: Índice Bovespa bateu topo histórico – e agora?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.