Pauta de costumes não avança – 10/09

E a pauta de costumes?

O presidente Jair Bolsonaro foi eleito com o discurso liberal na economia e conservador nos costumes, prometendo avançar nesses dois sentidos. No quesito econômico, a agenda vai, lentamente, avançando. No entanto, a pauta de costumes foi deixada de lado. Projetos como o Escola sem Partido, a proibição do aborto e até mesmo o pacote anticrime, de Sérgio Moro, estão parados no Congresso Nacional.

O diagnóstico de líderes partidários e de Rodrigo Maia é que esses temas não sairão do lugar pelo menos em 2019 e talvez nem em 2020. Segundo o presidente da Câmara, deve-se dar total prioridade à agenda econômica até que o país consiga sair dessa crise. Além disso, o Congresso tem tido mais autonomia nesta legislatura. Tanto Maia quanto Alcolumbre têm posições mais ao centro, não vendo sentido em pautar matérias mais polêmicas.

E Eu Com Isso?

Era claro, desde o início do governo, que uma pauta deveria ser priorizada em detrimento da outra. O bom senso prevaleceu e a agenda econômica se sobressaiu. É importante, também, analisar a limitação do governo em levar adiante pautas de seu interesse, já que o Planalto decidiu por não formar uma coalizão majoritária e estendeu bastante autonomia ao Congresso. Após esse primeiro ano, poderemos ver uma mudança na composição das forças políticas. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel