vale

Paralisação da produção da Vale em Itabira (MG)

A Vale (VALE3) adotou medidas para suspensão das operações de mineração de ferro no chamado Complexo de Itabira — minas de Conceição, Cauê e Periquito — localizadas no município de Itabira (MG) na última sexta-feira (5).

A empresa atendeu a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que fixou uma multa diária de 500 mil reais em caso de descumprimento. A determinação vigorará até o julgamento do mérito da ação ou até que sejam implementadas as medidas de controle para proteção à pandemia de Covid-19 determinadas pelos auditores fiscais do trabalho.

Segundo a companhia, sua projeção (guidance) de volume de produção de minério de ferro entre 310 milhões e 330 milhões de toneladas em 2020 já considera um impacto negativo de 15 milhões de toneladas em razão de eventuais impactos decorrentes do combate à Covid-19. Dessa forma, a empresa não enxergou, no momento, necessidade de revisão do guidance.

Apesar disso, diante de problemas e redução na produção com Brumadinho e agora com a Covid-19, a Vale vê o crescimento de suas concorrentes australianas (Rio Tinto e BHP) diante da crescente demanda da China pela commodity, essencial na produção de aço.

A paralisação da produção em Itabira (MG) poderia ter um impacto mais negativo caso a projeção de produção para este ano fosse revista. Por isso, sua manutenção deve suavizar os impactos negativos nas ações da Vale (VALE3) no curto prazo. No entanto, o avanço das concorrentes australianas são um ponto de atenção.

A alta de 5,5 por cento no preço do minério de ferro, cotado a 110 dólares por tonelada na bolsa de Dalian na China, deve ter impacto positivo nas ações da Vale.

De acordo com a companhia, a paralisação das atividades em Itabira segue todos os critérios técnicos e protocolos de segurança para proteger a saúde dos trabalhadores.

Segundo a nota, até 05 de junho foram testados mais de 75 por cento da força de trabalho da empresa no país. Em Itabira foi testada a quase totalidade da força de trabalho em regime presencial.

Apesar da manutenção da projeção (guidance), a Vale informou que poderá haver desabastecimento temporário de pelotas (minério aglomerado) para o mercado interno, enquanto permanecer a paralisação de Itabira, já que o complexo fornece minério superfino para as pelotizadoras do complexo de Tubarão, em Vitória (ES).

Enquanto isso, as mineradoras australianas BHP, Rio Tinto e Fortescue Metals Group (FMG) vêm enviando volumes recorde para a China diante das grandes interrupções ocorridas no Brasil e na África do Sul. A demanda chinesa continua forte e encaminha para aumentar à medida que as políticas de confinamento do país forem abrandadas e sua economia se recuperar.

Apesar do avanço das australianas, a demanda da China é positiva para a Vale pois o produto da mineradora brasileira tem o diferencial de ser composto por 65 por cento de hematita. Este é o motivo do minério da Vale ser negociado a preços acima da média do mercado internacional, pois o minério de ferro da Vale tem qualidade superior à concorrência.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Vale (VALE3): resultado do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel