Levante Ideias - Moro

Os substitutos de Moro e Valeixo

O presidente Jair Bolsonaro já tem os nomes que devem ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a diretoria-geral da Polícia Federal, antes ocupados, respectivamente, por Sérgio Moro e Maurício Valeixo. 

Para a pasta da Justiça, o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, deve ser oficializado nos próximos dias. Na PF, o novo diretor-geral deve ser o atual chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. Ele é ligado ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e participou da campanha eleitoral de Bolsonaro em 2018. 

Oliveira também é bastante próximo do núcleo familiar de Bolsonaro e quase recusou o cargo, por receio de que sua nomeação pudesse endossar as acusações de Moro – de que o presidente quer ter acesso privilegiado a relatórios sigilosos de inteligência. 

Os dois nomes devem ser confirmados e não trazem surpresas no atual contexto. A indicação de Jorge Oliveira contrariou a ala militar, que promovia nomes como o do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Yves Gandra Martins Filho.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O fim de Sérgio Moro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.