Levante Ideias - Atendimento

Os bons resultados

Como era de se esperar, o prazo “final” para o fechamento de um acordo entre democratas e republicanos nos Estados Unidos para a definição do pacote de ajuda econômica se encerrou na terça-feira (20). Sem acordo, claro. Nada diferente do que se previa. A menos de duas semanas da eleição presidencial, governo e oposição não querem correr o risco de passar a ideia errada aos eleitores. Por exemplo, de que o outro partido foi o responsável por salvar a pátria.

Por isso, nossa recomendação ao investidor brasileiro que pretende melhorar os resultados obtidos com seu dinheiro duramente ganho e poupado é deixar, por um momento, de acompanhar os vaivéns do pleito americano e prestar atenção a um dado não contaminado pela política, que são os resultados das companhias abertas brasileiras no terceiro trimestre deste ano atípico. Pois, no fim do dia, é disso que se trata o investimento em renda variável: escolher boas empresas, capazes de apresentar bons resultados mesmo em tempos adversos como estes.

Podem ser companhias sólidas, maduras e lucrativas, que pagarão bons dividendos, as chamadas “value stocks”. Podem ser empresas ainda não tão lucrativas, mas extremamente promissoras, que apresentem um crescimento maior e mais rápido do que seus pares e prometem rentabilidade elevada no futuro, as chamadas “growth stocks”. Cada uma dessas ações destina-se a uma estratégia, de maior ou menor risco, de prazo mais curto ou mais longo. E agora a boa notícia. Passado o pior momento da pandemia, tudo indica que os resultados do terceiro trimestre vão marcar o retorno dos bons números antes do que se esperava.

Na terça-feira (20), o Ibovespa voltou a fechar acima de 100 mil pontos, algo que não ocorria desde 17 de setembro. A principal razão para a alta foi a valorização das ações dos bancos, que representam cerca de 15 por cento do índice. Esses papéis subiram com as expectativas de divulgação de bons resultados referentes ao terceiro trimestre, decorrentes da reversão das elevadas provisões para devedores duvidosos que foram estabelecidas durante a pandemia. As expectativas positivas para os bancos já vêm sendo confirmadas por empresas de diversos setores.

Os números são eloquentes. Na quinta-feira (15) a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) inaugurou a temporada de balanços do terceiro trimestre divulgando um crescimento de 45 por cento do faturamento em relação ao 3T19. A receita Líquida atingiu 8,7 bilhões de reais. A CSN lucrou 1,26 bilhões de reais, ante um prejuízo de 871 milhões de reais no 3T19. No mesmo dia, a incorporadora Trisul (TRIS3) apresentou sua prévia operacional do 3T20, indicando um crescimento de seu landbank em Valor Geral de Vendas (valor total de terrenos disponíveis para construção) de 1,5 bilhões de reais no 3T19 para 5 bilhões de reais no 3T20. A Petrobras (PETR3/PETR4), a Weg (WEGE3) e a Cyrela (CYRE3) também divulgaram bons resultados (LEIA MAIS ABAIXO)

BDR – E há mais notícias positivas. Agora, qualquer investidor brasileiro poderá participar dos bons resultados de empresas de outros países sem ter de se preocupar com as trabalhosas remessas de recursos para o exterior. A partir desta quinta-feira (22), os investimentos em Brazilian Depositary Receipts (BDR) estarão disponíveis para qualquer investidor. Até agora, só os investidores qualificados, que possuem pelo menos 1 milhão de reais em aplicações financeiras, poderiam comprar BDR.

INDICADORES – A prévia da Sondagem da Indústria de outubro indica um avanço de 4,0 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a setembro, para 110,7 pontos. Se o resultado se confirmar, esse será o maior valor do índice desde os 111,6 pontos registrados em abril de 2011, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O crescimento da confiança decorre principalmente de melhores avaliações dos empresários em relação ao presente. O Índice de Situação Atual aumentou 5,9 pontos, para 113,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas avançou 2,2 pontos, para 108,1 pontos. E o dado preliminar do mês indica aumento de 1,7 ponto percentual do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), para 79,9 por cento, o maior desde os 80,3 por cento de novembro de 2014.

Os contratos futuros de Ibovespa estão iniciando a sessão com uma leve queda após a forte alta da véspera. Em Wall Street, os contratos do índice americano S&P 500 operam perto da estabilidade, oscilando entre o terreno positivo e o negativo. Espera-se um dia volátil devido à incerteza com o pacote de ajuda americano e às expectativas com relação aos resultados das empresas, no Brasil e nos Estados Unidos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.