Oi oibr3 oibr4

Oi (OIBR3, OIBR4) – Resultados do quarto trimestre de 2019

A operadora de telecomunicações Oi (OIBR3, OIBR4) anunciou na terça-feira (25), após o fechamento do mercado, os resultados referentes ao último trimestre do ano passado. Os resultados foram ruins e demonstram que a situação econômico-financeira da companhia segue se deteriorando.

O destaque positivo foi o avanço das operações de fibra ótica (FTTH), com receita dez vezes superior ao mesmo período de 2018, alcançando 124 milhões de reais. Porém, essas operações ainda representam uma parcela muito pequena da sua receita (2,5 por cento).

Já o destaque negativo foi a queda de 2,8 por cento na receita do segmento móvel, demonstrando a fragilidade da companhia no promissor mercado de serviços para telefonia móvel.

Os resultados vieram ruins, porém esperamos impacto neutro das ações (OIBR3) no curto prazo. Como a companhia é obrigada a divulgar mensalmente um relatório de fluxo de caixa, boa parte das informações agora dispostas já estão “no preço”. Ademais, o investidor em Oi conta com outros catalisadores para a empresa em paralelo aos números operacionais, como venda de ativos (unidade de negócio móvel).

A receita líquida no quarto trimestre de 2019 foi de 4,9 bilhões de reais, uma queda de 8,4 por cento na comparação anual. No ano, a receita totalizou 20,1 bilhões de reais e a queda foi de 8,7 por cento em relação a 2018.

Já o Ebitda recorrente alcançou 1 bilhão de reais, com queda de 19,1 por cento em relação ao quarto trimestre de 2018. No acumulado de 2019, o Ebitda consolidado de rotina totalizou 4,4 bilhões de reais, queda de 23,7 por cento em relação ao total de 2018.

Com isso, o prejuízo líquido ajustado foi de 2,3 bilhões de reais. O resultado é melhor que os 3,3 bilhões de reais de prejuízo do quarto trimestre de 2018, mas é explicado pelo reconhecimento de itens não recorrentes naquele período (contrato oneroso de fornecimento de capacidade de transmissão de telecomunicações em 4,884 bilhões de reais).

Por fim, o endividamento líquido da companhia encerrou o ano em 16 bilhões de reais, representando cerca de 3,6x a sua capacidade de geração de caixa operacional (Ebitda).

Os catalisadores das ações da Oi são: sucesso na operação de fibra ótica e geração de caixa via venda de ativos para conseguir continuar realizando seus investimentos. Recentemente foi noticiada a possiblidade da venda integral ou parcial da sua unidade móvel para as concorrentes TIM e Vivo. Este é, sem dúvidas, o principal catalisador de curto prazo para a Oi.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: BRF (BRFS3) divulga resultados do quarto trimestre

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.