Levante Ideias -Ilan Goldfajn

“O líder das reformas no Brasil”

“O líder das reformas no Brasil”

Foi com essas palavras que o ex-presidente do Banco Central e atual presidente do conselho de administração do Credit Suisse, Ilan Goldfajn, anunciou a entrada de Rodrigo Maia para um evento promovido pelo banco. O presidente da Câmara dos Deputados participou de um bate-papo com o presidente do banco, José Olympio, cujo tema tangenciou a agenda do governo e as perspectivas de reformas no Congresso para 2020.

De vários temas abordados – Maia não poupou críticas a ministros como Abraham Weintraub, da Educação, e Ricardo Salles, do Meio Ambiente –, destacamos três: a privatização da Eletrobras; a reforma administrativa; e as eleições municipais.

Com relação à privatização da estatal de energia, Maia afirmou que o processo é difícil e deve esbarrar nas eleições municipais, uma vez que há muitos funcionários ligados à empresa espalhados pelo Brasil, e a velocidade de tramitação no Senado. Para o democrata, o projeto já deveria estar na Câmara, mas infelizmente, não andou no Senado no fim do ano passado.

Ainda sobre as eleições, Maia disse que o impacto na agenda legislativa é menor do que os setores da sociedade estão esperando. Nesse sentido, ele acredita que o andamento da reforma tributária vai ser célere, mesmo com o pleito no segundo semestre. Isso vale também para a reforma administrativa, cuja entrega é esperada pelo presidente da Câmara e outros deputados para a semana que vem.

O papel de Maia como fiador das reformas para 2020 será essencial, mas o próprio deputado reconhece que o governo também tem papel fundamental nesse processo. Os comentários do presidente da Câmara são positivos, com exceção à questão da Eletrobras. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: BNDES inicia venda das ações ordinárias da Petrobras (PETR3)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »
Levante Ideias - Aluguel de carros
E eu com isso

Resultados da Movida (MOVI3) do 2T21

A Movida (MOVI3) divulgou, nesta quarta-feira (28), seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021. Os números vieram fortes em termos de lucro líquido, receita

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.