general eletric eeci

Negócios da GE Capital e AerCap

Segundo informações de mercado, a GE Capital – divisão de serviços financeiros da General Eletric (GE) – está próxima de fechar um acordo de combinação de negócios com a AerCap Holdings NV (AER). A expectativa é que a cifra envolvida no acordo seja superior a 30 bilhões de dólares, muito embora maiores detalhes da transação ainda estejam sob sigilo.

Dentro da GE Capital, a GE Capital Aviation Services, ou GEcas, é um dos segmentos de maior peso. Ela possui mais de 1.600 aeronaves próprias e encomendadas, estando ao lado da própria AerCap e da Air Lease Corp na lista de maiores empresas de leasing de aviões do mundo.

A AerCap possui um valor de mercado de aproximadamente 6,5 bilhões de dólares e um “Enterprise Value” (EV) de 34 bilhões de dólares. O EV é uma métrica que indica qual o custo teórico de aquisição total da companhia levando em conta o total do seu endividamento líquido (dívidas subtraídas das suas disponibilidades).

A AerCap possui 1.400 aeronaves, entre próprias e encomendadas. A empresa já experienciou combinações societárias no passado.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia é positiva para a General Eletric (GE) e para a AerCap (AER), pois a combinação de negócios de serviços financeiros (leasing) associados à aviação vem em um importante momento na indústria. Esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações GE e uma alta mais intensa para as ações AER.

Assim como toda a indústria, a GEcas passou por maus bocados no último ano, com boa parte das companhias aéreas adiando os seus compromissos de arrendamento e/ou compra de novas aeronaves.

O prejuízo no último ano foi de 786 milhões de dólares, mesmo com receita próxima aos 4 bilhões de dólares em 2020. A AerCap também viu seu resultado se deteriorar: a receita foi de 4,5 bilhões de dólares, queda não tão expressiva na comparação anual, de apenas 9 por cento. Contudo, ela passou de um lucro anual de 1,14 bilhão de dólares para um prejuízo de 300 milhões de dólares no período.

Agora, a combinação de negócios vem em boa hora. Caso consumada, será uma forma de tentar reduzir custos e capturar os ganhos de sinergias inerentes neste tipo de transação.

Além disso, para a GE, surge a possibilidade de “limpar” o balanço, melhorar a estrutura de capital e fortalecer a geração de caixa. A companhia segue tentando arrumar a casa e fortalecer as suas unidades de negócio com maior potencial de geração de valor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Fechamento de lojas da Disney.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Não olhe para Brasília

Agosto, mês de desgosto. Esse velho ditado indica que os prognósticos para o oitavo mês do ano não são dos melhores. Há várias explicações para

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Terreno perigoso

Após o diagnóstico sobre a cifra elevada de pagamento de precatórios no Orçamento de 2022, os dois principais articuladores do governo (Ciro Nogueira, do PP

Read More »
Levante Ideias - Petróleo
E eu com isso

Resultados da BP do 2T21

A gigante do petróleo BP (BP) apresentou nesta segunda-feira (2), após o fechamento dos mercados, seus resultados do 2T21. Os números vieram fortes, bem acima

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.