Levante Ideias - Jair Bolsonaro

Motos em São Paulo

Neste sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro promoveu uma manifestação de motociclistas a favor de seu governo na cidade de São Paulo.

Após eventos no Rio de Janeiro e em Brasília, foi a vez do passeio na capital paulista, saindo do Campo de Marte, na Zona Norte, percorrendo um trecho da Rodovia dos Bandeirantes – até a altura do município de Jundiaí – e finalizando o percurso nas imediações do Parque do Ibirapuera.

Após a conclusão do trajeto, Bolsonaro discursou para seus apoiadores, dando ênfase ao fim do pedágio para motos nas rodovias federais e à possibilidade de dispensar vacinados e recuperados de Covid-19 de usar máscaras.

Estiveram presentes na passeata os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas – este, muito aplaudido e até invocado como futuro governador do estado de São Paulo.

Posteriormente, parte dos apoiadores do governo fizeram questão de ressaltar o tamanho da manifestação pró-Bolsonaro, estimando cerca de 1,3 milhão de motos presentes.

A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, contudo, divulgou um número significativamente menor, estimando cerca de 12 mil motocicletas presentes na passeata.

A título de comparação, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) contabilizou, em abril de 2021, uma frota total de cerca de 1,26 milhão de motocicletas, motonetas e ciclomotores na cidade de São Paulo.

Na região metropolitana da capital (composta por 39 municípios) são cerca de 2,1 milhões de veículos desta categoria.

Durante o ato, o governo do Estado multou o presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro Tarcísio por não usarem máscara durante a aparição pública.

Segundo a equipe de Saúde e Segurança Pública do estado, o valor da autuação é de R$ 552,71 e é fruto da necessidade de manutenção das medidas preventivas contra a Covid-19.

E Eu Com Isso?

O presidente tem promovido passeios de motocicleta nas capitais ao redor do país como forma de antecipar sua campanha à reeleição de 2022.

Apesar de negar, afirmando que as aparições públicas são uma forma de “prestação de contas”, Bolsonaro tem trabalhado em mobilizar sua base aliada e fazer frente às recentes manifestações de oposição, que ocorreram nas principais cidades do país.

Sem entrar no mérito da contagem de motocicletas, fato é que – até por questões estéticas e cobertura da imprensa – o evento deste sábado mobilizou seu eleitorado e demonstrou força política no maior e mais importante município brasileiro.

Vale lembrar que o governador do estado, João Dória (PSDB), tem a intenção de concorrer à Presidência em 2022 e é adversário político de Bolsonaro.

Com relação ao discurso feito ao final da passeata, não houve nenhuma novidade ou qualquer declaração mais polêmica do presidente.

O maior ponto de atenção para os mercados pode ser, justamente, algum efeito negativo advindo desta antecipação do clima eleitoral.

Com o presidente focado em reunir votos e engajar sua base, a agenda legislativa fica de lado e vai depender do esforço exclusivo de deputados e senadores, tornando, portanto, medidas mais polêmicas aos olhos da população praticamente inviáveis até 2023.

Fique atento aos novos desdobramentos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Em banho-maria | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bitcoin
E eu com isso

O Bitcoin vai subir mais

Os últimos dias de julho registraram um movimento de alta nas cotações do Bitcoin. A mais popular das criptomoedas fechou, na quinta-feira (29), a US$

Read More »
Levante Ideias - Bolsa Família
E eu com isso

Mudança no teto de gastos

Parte do governo voltou a considerar mudanças no teto de gastos para acomodar o novo Programa Bolsa Família, programado para lançamento em 2022 – ano

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.