Levante Ideias - Cash & Carry

Modelo cash & carry cresce no Brasil

Com o avanço da inflação, que tem levado a uma queda nos volumes de vendas, indústrias e varejistas têm adotado estratégias diversas na tentativa de compensar ou reverter esse movimento. A desaceleração no volume nos últimos meses, se deu, principalmente, em alimentos e eletrônicos, como reflexo da queda do poder de compra do consumidor brasileiro. Com a diminuição no volume de vendas, as redes precisam reajustar os preços para obter ganho de receita, fator este que prejudica o ganho de escala das companhias.

Nas prateleiras dos supermercados, a quantidade de marcas regionais e mais baratas, mais do que dobrou nos últimos meses. De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o café, por exemplo, passou de 4 para cerca de 10 marcas, com uma variação de 70% nos preços. Já o arroz, passou de 4 para até 9 marcas em média. Com isso, as lojas precisam reorganizar seus espaços para acomodar linhas de produtos mais baratos.

O movimento observado no ano passado, com consumidores estocando produtos em suas casas, gerando aumento da demanda e consequentemente dos preços, foi um desequilíbrio na cadeia causado pela pandemia. Agora, a situação é outra: a demanda diminuiu, porém, os preços ainda estão elevados. Estamos vendo um ambiente mais promocional e mais competitivo entre as redes, refletindo a reação das companhias à queda do volume de vendas.

E Eu Com Isso?

Com essa mudança de comportamento do consumidor, o modelo de lojas cash & carry tem ganhado cada vez mais valor. O primeiro grande benefício das lojas de cash & carry são os valores dos seus produtos, que costumam ser mais baixos, se compararmos com empreendimentos que atendem apenas ao varejo.

Por terem a disponibilidade de fazer vendas em grandes quantidades, as marcas que atendem nesse modelo chegam a valores mais competitivos e atrativos para o mercado e, assim, estão se tornando uma opção de compra ideal para os consumidores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Positivo vence licitação para urnas eletrônicas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Defenda seu dinheiro da inflação

Na manhã desta terça-feira (18), a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) da segunda quadrissemana de janeiro nas

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Paralisação de servidores

A três dias do prazo final para Bolsonaro sancionar a Lei Orçamentária Anual, aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, servidores federais de mais

Read More »
Levante Ideias - MRV
E eu com isso

Prévia: VGV recorde da MRV no 4T21

A MRV (MRVE3) divulgou sua prévia operacional não auditada referente aos lançamentos, vendas contratadas, geração de caixa e distratos do 4T21. Os dados operacionais vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.