jbs-div

Ministério da Agricultura suspende exportação de unidade da JBS (JBSS3)

O Ministério da Agricultura brasileiro suspendeu a autorização de exportação de uma planta produtora de carne de frango para a China. A operação é localizada no município de Passo Fundo (RS) e pertence à JBS (JBSS3). É a segunda atuação do Ministério brasileiro nessa direção nos últimos dias.

O motivo está associado ao pedido de chineses aos outros países que ajam para evitar a exportação de produtos cujos funcionários diretamente envolvidos no processo produtivo estejam contaminados pela Covid-19. Embora não haja evidências de que seja possível uma contaminação por meio de alimentos manipulados por infectados, a China preferiu prevenir a remediar.

A notícia é negativa para a JBS (JBSS3) e esperamos impacto levemente negativo no preço das ações no curto prazo. Embora a suspensão temporária de apenas uma planta no Brasil não traga impactos relevantes nos resultados, a suspensão associada à pandemia reacende o risco de maiores cortes na produção e venda, o que deve voltar a ser monitorado pelo mercado.

No ano as ações da JBS (JBSS3) recuam 16 por cento, desempenho inferior ao da Marfrig e Minerva, mas superior ao do Ibovespa, cuja queda é de 18,9 por cento e da BRF (BRFS3), outra companhia do setor listada que recua 39,1 por cento em 2020.

Os frigoríficos, que desde março tem realizado uma série de adaptações nas suas operações para se adaptarem ao cenário da pandemia, seguem sofrendo com a contaminação dos seus colaboradores. Esta realidade afligiu também plantas das companhias americanas no início da pandemia. De acordo com autoridades e especialistas do assunto, o ambiente de frigorífico oferece uma combinação de fatores perigosa, que facilita a propagação do vírus.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: JBS (JBSS3): Executivos da Pilgrim’s denunciados por fixação de preços nos EUA

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Artigos

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular

Read More »
Artigos

BTG compra corretora Necton

Na onda de consolidação do mercado em busca de capturar o número crescente de CPFs na bolsa, o BTG Pactual fechou a aquisição da Necton

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte II

Na primeira parte dessa dupla de textos, concentrei-me em elencar e dissertar acerca das principais regras fiscais em voga hoje no Brasil. Naquela ocasião, deixei

Read More »
Artigos

Política acima de tudo!

O mercado vive uma certa trégua em relação à volatilidade mais acentuada de algumas semanas atrás. Discussões importantes foram adiadas para depois das eleições. Quem

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel