Mercado de ações

Mercados iniciam o dia em alta, apesar da queda do petróleo

Entre a notícia positiva da retomada da economia e o cenário preocupante de queda dos preços do petróleo, otimismo venceu. Os negócios na terça-feira (28) estão, de novo, começando no terreno positivo, devido a novas notícias de reabertura e de recuperação da economia. 

Dados do varejo nos Estados Unidos mostram que o movimento nas lojas aumentou à medida que alguns Estados americanos começaram a suspender as restrições impostas ao combate à pandemia de coronavírus. Os americanos fizeram mais de 103 milhões de visitas ao comércio na sexta-feira, 25 de abril, ante 86 milhões de visitas na sexta-feira anterior. O tráfego nacional nos “pontos de interesse” do varejo saltou no sábado para o nível mais alto desde 20 de março. O levantamento usou informações de geolocalização de telefones celulares para estimar a frequência às lojas.

Notícias como essa animam os mercados. Além disso, alguns resultados corporativos do primeiro trimestre surpreenderam positivamente por lá. Com isso, os contratos futuros do índice de ações S&P 500 estão subindo mais de 1,5 por cento, acima de 2.900 pontos nesta manhã. Na Europa, o índice alemão Dax avança mais de 1,5 por cento, e o índice inglês FTSE sobe quase 2 por cento. 

Os investidores também estão aguardando uma reunião de política de dois dias do Federal Reserve que começa nesta terça-feira, embora as expectativas sejam baixas para mais flexibilização do banco central neste momento.

INDICADORES 1 – O IPCA-15 de abril registrou uma deflação (queda de preços) de 0,01 por cento, o menor resultado para o mês desde o início do Plano Real, em julho de 1994, informou na manhã desta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é 0,03 ponto percentual abaixo da registrada em março, de 0,02 por cento. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 0,94 por cento. Em 12 meses, a variação acumulada foi de 2,92 por cento, abaixo dos 3,67 por cento registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2019, a taxa havia sido de 0,72 por cento.

O recuo de 5,41 por cento nos preços da gasolina, de 9,08 por cento nos preços do etanol e de 4,65 por cento nos preços do óleo diesel levaram a uma queda de 5,76 por cento dos combustíveis.

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M)1 variou 0,18 por cento em abril, queda de 0,2 ponto percentual em relação aos 0,38 por cento de alta em março. A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços subiu 0,38 por cento em abril, ante 0,35 por cento em março. O índice referente à Mão de Obra não variou em abril, após ter subido 0,40 por cento em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

INDICADORES 2 – O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 31,7 pontos em abril, para 51,1 pontos, atingindo o menor nível da série histórica iniciada em junho de 2008. O resultado contribui com uma perda acumulada de 45,1 pontos no ano, informou a FGV. O ICS caiu em todos os 13 segmentos da pesquisa. 

O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 29,7 pontos para 55,5 pontos, o menor nível histórico pelo quarto mês consecutivo. A baixa de 29,7 pontos levou o indicador a 55,5 pontos, o menor nível histórico. O Índice de Expectativas (IE-S) despencou 33,5 pontos, para 47,3 pontos, atingindo também o menor nível histórico. A última vez que o índice atingiu um mínimo histórico foi em setembro de 2015 (63,8 pontos).

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 25,8 pontos em abril, atingindo 65,0 pontos. Essa é a maior queda mensal e o menor valor do índice desde o início da série histórica, segundo a FGV. O Índice de Expectativas (IE-CST) caiu 35,6 pontos para 59,9 pontos, o menor valor da série histórica.

O indicador de demanda prevista caiu 37,6 pontos para 58,5 pontos e o indicador da tendência dos próximos seis meses caiu 33,2 pontos, para 61,6 pontos. Ambos os indicadores atingiram o seu mínimo histórico. A intenção dos empresários da construção de contratar também foi bastante afetada. O Indicador de Emprego Previsto (EP) caiu 33 pontos em abril na comparação com março.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor apresentou recuo de 12,0 pontos percentuais, para 57,6 por cento, menor valor da série histórica.

A animação dos mercados internacionais continua estimulando altas no mercado doméstico. Além disso, por aqui o cenário político também vai ter sua influência no dia, já que nos corredores de Brasília corre a notícia que o congelamento dos salários dos servidores públicos tem ganhado aderência, inclusive da oposição, a estimativa é que tal medida geraria cerca de 130 bilhões de economia. 

Hoje teremos mais um dia de forte alta nos mercados locais, os contratos futuros de Ibovespa chegaram a operar acima dos  3 por cento de alta antes da abertura do mercado.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Discursos do Presidente, Gastos públicos e relaxamento no isolamento fazem ações subirem

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel