Levante Ideias - Manifestações

Manifestações do feriado

Na véspera do feriado da Independência do Brasil, as preocupações sobre possíveis escaladas de tensão nas principais capitais do País deixam atores políticos em alerta, mas também podem ter efeitos práticos na agenda legislativa do restante da semana.

Estão marcados atos favoráveis e contrários ao governo para esta terça-feira (7), nas principais capitais brasileiras.

No caso das manifestações pró-governo, espera-se a presença do presidente Bolsonaro na capital paulista, com o intuito de reaquecer sua base mais fiel e demonstrar, nas ruas, a força do Planalto na atual conjuntura.

Ainda que o prognóstico não preveja a presença de violência ou confronto generalizado nos atos, as manchetes dos jornais, no dia seguinte, devem trazer repercussões e comentar as bandeiras defendidas por ambos os grupos políticos – no caso da oposição, notadamente, o pedido de impeachment de Bolsonaro, e no caso dos apoiadores do governo, ataques aos outros Poderes, na esteira das declarações feitas pelo presidente nas últimas semanas.

Sendo assim, o ambiente político da semana ficará contaminado pelos desdobramentos das manifestações e o Congresso Nacional deve pautar a agenda legislativa de acordo com o clima posterior às manifestações.

Na quarta-feira (8), a Câmara dos Deputados pretende iniciar a votação do novo Código Eleitoral e pode aproveitar a cobertura mais ampla dos atos do feriado para acelerar o processo de tramitação deste polêmico projeto de lei.

No Supremo Tribunal Federal, será retomado o julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas, assim como um mandado de segurança que busca barrar a votação do novo Código Eleitoral.

O marco temporal é um tema que mobiliza grande parte do mundo político, em especial o agronegócio e a bancada ligada aos povos indígenas.

De qualquer modo, esta será mais uma semana em que a pauta econômica deve ficar em segundo plano, na espera de novas negociações políticas.

As manifestações, nesse sentido, não auxiliam a ala econômica, na medida em que devem colocar ainda mais ruído entre os Poderes no curto prazo. 

E Eu Com Isso?

Tendo em vista o noticiário corporativo pouco movimentado, o feriado nos EUA e o clima político tenso para o 7 de setembro, a bolsa brasileira hoje deve operar em compasso de espera e cautela sobre as manifestações desta terça-feira.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Um novo sete de setembro | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.