(Fonte: Divulgação)

Maia e Alcolumbre podem ser reeleitos

Maia e Alcolumbre podem ser reeleitos

Nos bastidores do Congresso, aliados de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) – respectivamente, presidentes da Câmara e do Senado – articulam para que seja possível a reeleição para os cargos de presidência do Legislativo. Atualmente, os cargos não são passíveis de reeleição e o mandato dura somente dois anos. O mesmo não ocorre nas Assembleias Legislativas da maioria dos Estados brasileiros, em que é autorizada a reeleição sucessiva de seus dirigentes. Nesse contexto, é comum a presença de presidentes legislativos que passam mais de uma década na função.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, chegou a afirmar que não vai advogar pela mudança, mas que também não deverá se opor a eventuais articulações que busquem aprovar essa mudança via Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A possibilidade de reeleição, porém, enfrenta resistências nas duas casas do Legislativo federal. Evidentemente, é de interesse dos partidos que o posto fique vago ao fim do mandato de Maia e Alcolumbre.

Considero praticamente impossível que parlamentares aprovem uma PEC que permita a reeleição para a presidência da Câmara e do Senado, uma vez que já existem articulações para as eleições dos cargos, que ocorrerão no início de fevereiro de 2021. Para o governo, a possibilidade de manter Maia e Alcolumbre seria bastante positiva. Ambos têm boa relação com o Executivo e abraçaram a agenda de reformas – o que pode não ocorrer com os próximos presidentes.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: CCJ da Câmara aprova prisão em segunda instância

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel