mahle-metal-leve-div

Mahle Metal Leve (LEVE3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Mahle Metal Leve (LEVE3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

A Mahle Metal Leve (LEVE3) divulgou na segunda-feira (30) os resultados referentes ao último trimestre de 2019. Os números foram ruins. Receita, Ebitda e lucro líquido vieram abaixo das expectativas.

O destaque positivo ficou por conta do aumento de 5,3 por cento nas vendas no segmento de equipamento/peças originais (OEM) no acumulado de 2019, a despeito da queda de 3,2 por cento na produção de veículos doméstica (considera tanto Brasil quanto Argentina) anual.

Já o destaque negativo foi a retração na receita líquida OEM oriunda do mercado externo no último período de 2019, que recuou 18,1 por cento e resultou numa queda de 6,1 por cento na receita líquida do quarto trimestre de 2019.

Mesmo com a alta do dólar, o segmento de exportação apresentou queda na receita, o que explica a redução da margem Ebtida no trimestre e no ano.

Esperamos impacto negativo nas ações da Metal Leve (LEVE3) no curto prazo. Os resultados apresentados não foram bons e vieram abaixo das expectativas. O crescimento tímido do setor automotivo no Brasil, combinado com o agravamento da crise na Argentina, levaram a uma piora nos resultados no mercado doméstico da companhia.

Além disso, a desaceleração do crescimento nos países de centro, como os Estados Unidos e países da Europa, combinada à fatores geopolíticos (Brexit, guerra comercial) também corroboraram com números desfavoráveis no mercado externo em 2019.

Com isso, a receita líquida totalizou 596 milhões de reais no quarto trimestre, uma queda de 6,1 por cento na comparação anual. A valorização das moedas fortes (euro e dólar) não foi capaz de compensar as perdas no volume e/ou no preço dos produtos exportados no segmento OEM, que caíram 18,1 por cento no período.

Já o Ebitda foi de 76 milhões de reais, com margem Ebitda 12,9 por cento no quarto trimestre do ano passado, ante 87 milhões de reais e margem 13,6 por cento registradas no mesmo período de 2018.

Por fim, o lucro líquido foi de 259 milhões de reais em 2019, o que representa uma redução de 11,2 por cento entre os períodos apurados. Já no quarto trimestre o lucro atingiu 66,2 milhões de reais, o que indica uma redução de 2,5 por cento entre os períodos comparados.

A companhia tem posição confortável de caixa de 206 milhões de reais, com dívida líquida de 118,3 milhões de reais. O vencimento de dívidas no curto prazo (12 meses) totaliza 213,9 milhões de reais, bem distribuídos ao longo de 2020.

Os principais catalisadores das ações das Metal Leve são: impactos do coronavírus na produção e venda de bens de consumo duráveis, redução do PIB e crise econômica na Argentina e Europa e sucesso no seu projeto de desenvolvimento da tecnologia MBE2.

Em relação ao desenvolvimento da tecnologia MBE2 (tecnologia que visa a incrementar o processo de produção de Etanol de primeira geração), a companhia informou que o resultado obtido durante a safra 2019/2020 em relação ao incremento do rendimento do processo de fermentação ficou abaixo daquele verificado nas condições da fase anterior de desenvolvimento do MBE2.

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: Tecnisa (TCSA3) – Resultado do quarto trimestre de 2019.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política Sem Aspas

As vantagens competitivas de Brasília

Nesses quase três anos de Levante, pude absorver muitos novos conteúdos relacionados ao mercado financeiro e trocar muito conhecimento relevante com outros membros da equipe.

Read More »
E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel