mahle-metal-leve-div

Mahle Metal Leve (LEVE3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Mahle Metal Leve (LEVE3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

A Mahle Metal Leve (LEVE3) divulgou na segunda-feira (30) os resultados referentes ao último trimestre de 2019. Os números foram ruins. Receita, Ebitda e lucro líquido vieram abaixo das expectativas.

O destaque positivo ficou por conta do aumento de 5,3 por cento nas vendas no segmento de equipamento/peças originais (OEM) no acumulado de 2019, a despeito da queda de 3,2 por cento na produção de veículos doméstica (considera tanto Brasil quanto Argentina) anual.

Já o destaque negativo foi a retração na receita líquida OEM oriunda do mercado externo no último período de 2019, que recuou 18,1 por cento e resultou numa queda de 6,1 por cento na receita líquida do quarto trimestre de 2019.

Mesmo com a alta do dólar, o segmento de exportação apresentou queda na receita, o que explica a redução da margem Ebtida no trimestre e no ano.

Esperamos impacto negativo nas ações da Metal Leve (LEVE3) no curto prazo. Os resultados apresentados não foram bons e vieram abaixo das expectativas. O crescimento tímido do setor automotivo no Brasil, combinado com o agravamento da crise na Argentina, levaram a uma piora nos resultados no mercado doméstico da companhia.

Além disso, a desaceleração do crescimento nos países de centro, como os Estados Unidos e países da Europa, combinada à fatores geopolíticos (Brexit, guerra comercial) também corroboraram com números desfavoráveis no mercado externo em 2019.

Com isso, a receita líquida totalizou 596 milhões de reais no quarto trimestre, uma queda de 6,1 por cento na comparação anual. A valorização das moedas fortes (euro e dólar) não foi capaz de compensar as perdas no volume e/ou no preço dos produtos exportados no segmento OEM, que caíram 18,1 por cento no período.

Já o Ebitda foi de 76 milhões de reais, com margem Ebitda 12,9 por cento no quarto trimestre do ano passado, ante 87 milhões de reais e margem 13,6 por cento registradas no mesmo período de 2018.

Por fim, o lucro líquido foi de 259 milhões de reais em 2019, o que representa uma redução de 11,2 por cento entre os períodos apurados. Já no quarto trimestre o lucro atingiu 66,2 milhões de reais, o que indica uma redução de 2,5 por cento entre os períodos comparados.

A companhia tem posição confortável de caixa de 206 milhões de reais, com dívida líquida de 118,3 milhões de reais. O vencimento de dívidas no curto prazo (12 meses) totaliza 213,9 milhões de reais, bem distribuídos ao longo de 2020.

Os principais catalisadores das ações das Metal Leve são: impactos do coronavírus na produção e venda de bens de consumo duráveis, redução do PIB e crise econômica na Argentina e Europa e sucesso no seu projeto de desenvolvimento da tecnologia MBE2.

Em relação ao desenvolvimento da tecnologia MBE2 (tecnologia que visa a incrementar o processo de produção de Etanol de primeira geração), a companhia informou que o resultado obtido durante a safra 2019/2020 em relação ao incremento do rendimento do processo de fermentação ficou abaixo daquele verificado nas condições da fase anterior de desenvolvimento do MBE2.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Tecnisa (TCSA3) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel