(Foto: Divulgação)

Lojas Americanas anuncia follow-on

A Lojas Americanas (LAME4) anunciou nesta segunda-feira (6) a realização de uma oferta subsequente de ações (follow-on).

A oferta será totalmente primária e consistirá na distribuição de 80 milhões de ações ordinárias e 100 milhões de ações preferenciais, o que indica a movimentação da oferta-base (sem lotes adicionais) de 5,2 bilhões de reais, podendo chegar a 7 bilhões de reais em caso de lote adicional.

Os recursos serão destinados à Ame Digital, nova plataforma de pagamentos digitais da empresa, à capitalização da B2W, braço digital da companhia que opera a Americanas.com, Submarino, Shoptime e Soubarato e à otimização da sua estrutura de capital.

Segundo o prospecto oficial da oferta, ambas as companhias estudam ainda um aumento de capital da B2W via subscrição privada de 3 bilhões de reais.

A subscrição prioritária vai dos dias 6 a 10 de julho, com preço sendo fixado no dia 14 de julho e as novas ações sendo negociadas a partir do dia 16 de julho.

O trio Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles possui 40 por cento do capital social da companhia, sendo que a parte dos controladores no capital votante (ações ordinárias) é de 60,8 por cento. Eles manifestaram seus compromissos de subscrever a quantidade proporcional às suas participações nesta oferta.

A oferta é restrita (CVM 476) aos atuais acionistas e a investidores institucionais.

A notícia é positiva para a companhia, pois as ações LAME3/LAME4 e BTOW3 estão bem avaliadas no mercado e o potencial de captação significa mais investimentos na operação, aumentando a sua competitividade no promissor e concorrido varejo online no Brasil. 

Dessa forma, esperamos impacto positivo nas ações de ambas companhias na sessão de hoje, impulsionadas também pela cena externa mais favorável e o beta (sensibilidade da variação do preço das suas ações à variação da média do mercado) mais elevado das suas ações.

No ano as ações da Lojas Americanas (LAME4) avançam 19,7 por cento, enquanto as ações da B2W (BTOW3) sobem 73,2 por cento. Ambos os desempenhos são bem diferentes do Ibovespa, que até última sexta-feira (3) recuava 16,3 por cento.

A Lojas Americanas possui valor de mercado de 47,76 bilhões de reais, enquanto a B2W vale 56,96 bilhões de reais. Como a primeira possui 61,42 por cento do capital da segunda, a sua parcela vale aproximadamente 35 bilhões de reais, o que representa 73,25 por cento do seu valor de mercado.

O mercado tem colocado um prêmio nas ações vinculadas ao e-commerce no Brasil, especialmente em meio ao cenário de pandemia, que acelerou as transformações em curso e alterou os hábitos de consumo de parcela da população. Com a “digitalização” do varejo, a tendência é que a sua fatia no varejo total seja cada vez mais representativa.

As companhias do setor têm aproveitado a boa avaliação das suas ações no mercado para se capitalizarem. Após a Via Varejo (VVAR3) e a Centauro (CNTO3), parece que chegou a hora da Lojas Americanas.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Via Varejo (VVAR3): reabertura de 600 lojas no país

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

tipos de ações da bolsa de valores
Artigos

Empresas preparam IPOs

Nas últimas semanas, o número de prospectos de IPO protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou em quase dez, com as companhias “aspirantes” ao

Read More »
Artigos

Resultados da WEG

A Weg (WEGE3) apresentou nesta quarta-feira (21), antes da abertura dos mercados, os seus resultados referentes ao 3T20. Os números vieram bons e acima das

Read More »
Artigos

Resultados do 2T20 da CVC

A CVC (CVCB3) apresentou nesta segunda-feira (20), após o fechamento do mercado e com atraso, seus resultados do segundo trimestre de 2020. Como era de

Read More »
Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel