Localiza - E Eu Com Isso - Levante

Localiza (RENT3): Resultado do 4T20 

A companhia Localiza (RENT3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de quinta-feira (25). A companhia apresentou resultados sólidos, com lucro líquido acima das expectativas, porém com margens mais comprimidas.

Em relação à sua receita líquida de 2,9 bilhões de reais no trimestre, a Localiza apresentou queda de 2,2 por cento na comparação anual, abaixo das expectativas, principalmente devido à menor quantidade de veículos vendidos.

Quando analisamos por segmentos, vemos que a linha de aluguéis se expandiu 11,1 por cento no período, enquanto a linha de Seminovos teve contração de 10,9 por cento. No acumulado anual, este montante foi de 10,3 bilhões de reais em 2020, alta de 1,1 por cento em relação a 2019.

O Ebitda (métrica de geração de caixa) consolidado reportado ficou acima das expectativas de mercado, totalizando 752 milhões de reais no quarto trimestre, uma alta de 19,5 por cento na comparação anual, com acumulado de 2,5 bilhões de reais em 2020 (crescimento de 11,5 por cento quando comparado a 2019).

A margem Ebitda também foi um destaque positivo do trimestre, de 58,6 por cento contra 54,5 por cento no mesmo trimestre em 2019. Este aumento foi especialmente impulsionado pelo forte resultado em Seminovos, com margem Ebitda de 10,1 por cento no 4T20 contra 2,3 por cento em 3T19. Nos demais segmentos, foi observado compressão das margens.

O lucro líquido consolidado do trimestre teve um crescimento recorde de 75,9 por cento na comparação anual, totalizando 402 milhões de reais no 4T20, acima das expectativas do consenso em 13 por cento (356 milhões de reais) – um total de 1,1 bilhão de reais em 2020 (alta de 25,7 por cento ante 2019).

Como destaques operacionais que contribuíram para o resultado recorde da companhia, temos a queda na depreciação média, tanto para aluguel de carros, quanto para gestão de frotas, ocasionados pelo aumento dos preços de venda de carros (alta de 15,7 por cento no 4T20).

Outro fator responsável pelo recuo da depreciação foi o menor volume de vendas realizadas no trimestre, o que aumentou a idade média dos carros da locadora, reduzindo sua depreciação média por veículo visto que parcela considerável da frota já se encontra depreciada.

O número de dias de aluguel de veículos apresentou alta de 2 por cento na comparação anual para o segmento RaC (aluguel de carros), com aumento do aluguel médio diário de 10 por cento, e aumento anual de 5 por cento para o segmento de gestão de frota, com aluguel médio diário andando de lado no período. O segmento de Seminovos apresentou forte queda de vendas no período, de 23 por cento em comparação com o ano anterior.

Por fim, em relação ao seu nível de endividamento, seu índice de alavancagem encerrou o trimestre a um patamar confortável: relação entre dívida líquida e Ebitda de 2,5 vezes em 2020, em comparação ao índice de 3,0 vezes observado no encerramento do ano de 2019.

E Eu Com Isso?

A companhia apresentou resultados sólidos no trimestre, apresentando lucro líquido recorde, impulsionado pela forte margem observada no segmento de Seminovos e redução da depreciação de carros no período. Desta forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações (RENT3) da companhia para o curto prazo.

Analisando os resultados da companhia, observamos uma menor venda do segmento de Seminovos no período, realizada como estratégia da companhia para disponibilizar carros para a alta demanda de aluguel de fim de ano, optando por diminuir a venda do segmento para atender esse público.

Analisando o mercado como um todo, o setor de locação de veículos demonstrou um bom desempenho ao final de 2020, com alta ocupação destas durante o Natal e no Ano Novo. O segmento de aluguel de carros da Localiza (RaC) apresentou uma taxa de ocupação de 85 por cento no período, nível recorde para um trimestre na companhia, confirmando uma tendência positiva para o setor de locação de veículos no país.

Esse movimento foi motivado devido aos elevados preços de passagens de avião e, principalmente, devido ao receio de contaminação do coronavírus. Em menor escala, o fato de as montadoras ainda não terem conseguido intensificar o ritmo de sua produção por causa das restrições de isolamento impostas também contribuiu ao dificultar a expansão de frota em um momento de demanda aquecida.

Por fim, vale ressaltar a forte rentabilidade observada na companhia mesmo em um ano desafiador como 2020, com ROIC anualizado de 10,2 por cento (queda em relação aos 11,6 por cento em 2019), porém com aumento do spread (ROIC menos custo da dívida após impostos) para 7,4 pontos percentuais, ante o spread de 7,0 pontos percentuais observado em 2019.

Análise Complementar

Recentemente, as companhias Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) divulgaram para o mercado a realização de submissão ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de sua combinação de negócios. Dadas as experiências passadas do Conselho, seguimos com a perspectiva de que o Cade irá aprovar a fusão, porém mediante implementação de alguns remédios, como, por exemplo, a venda de alguns ativos no segmento de aluguel de veículos em que a companhia combinada terá cerca de dois terços do mercado.

O Cade possui período de 240 dias, iniciado em 08 de fevereiro de 2021, para analisar a proposta de fusão, sendo este prorrogável por até 90 dias adicionais.

Por fim, empresa também anunciou o processo de sucessão de seu CEO, com substituição do Eugenio Mattar, fundador da companhia e futuro Presidente de Conselho, por Bruno Lasanski, antigo COO da companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3): companhias submetem combinação ao Cade.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel