Localiza - E Eu Com Isso - Levante

Localiza avisa sobre proventos

A Localiza (RENT3) comunicou ao mercado nesta quinta-feira (18) o pagamento de Juros sobre o Capital Próprio (JCP) de 64 milhões de reais ou 0,07 reais por ação, já líquidos de imposto de renda. O valor do provento corresponde a um retorno líquido em JCP de 0,2 por cento.

O pagamento será realizado em 5 de abril de 2021 e terão direito os acionistas com posição no dia 23 de junho, data limite para fazer jus ao direito, com as ações passando a ser negociadas ex-dividendo em 24 de junho.

No mesmo comunicado, a companhia divulgou um plano de recompra de até 50 milhões de ações de emissão própria com prazo máximo de 12 meses, a contar de 23 de julho. A quantidade máxima representa 8,3 por cento do total de ações em circulação no mercado no momento.

Por fim, ela também divulgou seu primeiro plano de recompra de debêntures de emissão própria, permitindo adquirir até 200 milhões de reais em tais títulos e com prazo de 12 meses, iniciando em 19 de junho. O preço de aquisição deve ser inferior ao valor nominal atualizado de cada série.

E Eu Com Isso?

As três notícias anunciadas são positivas para os acionistas da Localiza e esperamos impacto positivo nas ações (RENT3) da companhia no curto prazo.

Além do pagamento do provento (JCP), os respectivos programas de recompra indicam que a empresa segue com posição financeira em patamares confortáveis e sinaliza para o mercado um possível desconto no preço das ações e dos seus títulos de dívida em relação ao valor justo dos mesmos.

No ano as ações RENT3 recuam 12,9 por cento, desempenho superior ao do Ibovespa e das demais companhias do setor de locação de veículos. Enquanto o principal índice da bolsa brasileira recua 16,9 por cento, a Unidas (LCAM3) recua 23,6 por cento e a Movida (MOVI3) cai 29,6 por cento no acumulado de 2020.

Apesar da sua alavancagem relativamente alta e da relação dívida líquida sobre Ebitda de 2,7x, a Localiza possui um caixa robusto de 3,8 bilhões de reais e um perfil de endividamento de longo prazo, com apenas 160 milhões de reais a vencer em 2020 e mais da metade do montante do endividamento com vencimento entre 2025 e 2032.

Com a paralisação do compra de veículos para a frota no curto prazo devido a pandemia da Covid-19, a retomada das vendas dos carros seminovos e das operações de locação de veículos irá gerar caixa nos próximos períodos, o que permite-a utilizar seu caixa no curto prazo para remunerar seus acionistas através de JCP e recomprar ações. Dessa forma, além de abrir espaço para valorização das suas ações no curto prazo, ela aumenta o seu retorno sobre o capital investido (ROIC).

O principal catalisador das ações da Localiza e das demais locadoras de veículos é o processo de reabertura das lojas, retomada da economia e aumento da ocupação do aluguel de veículos (RAC).

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Localiza (RENT3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.