Levante Ideias - Dólar

ISA CTEEP (TRPL4) – Pagamento de juros sobre capital próprio (JCP)

ISA CTEEP (TRPL4) – Pagamento de juros sobre capital próprio (JCP)

A transmissora de energia elétrica ISA CTEEP (TRPL4) anunciou na segunda-feira (13), após o fechamento dos mercados, que aprovou o pagamento de Juros sobre o Capital Próprio no montante de 150 milhões de reais, o equivalente 0,23 reais brutos por ação do tipo ON e PN. O pagamento será realizado no dia 29 de abril.

A data de corte (última dia com direito ao JCP), que representa o dia na qual o investidor deve ter ações da companhia para receber os proventos, será o dia 16 de abril. As ações passarão a ser negociadas “ex-JCP” em 17 de abril, quando o valor do provento será descontado do preço das ações.

A notícia é positiva para os acionistas da ISA CTEEP, mas com pouco efeito no preço das ações (TRPL4) no curto prazo. O retorno líquido do provento chega a 1 por cento com base no preço de fechamento de segunda-feira (13). No ano passado, o retorno em dividendos das ações TRPL4 foi de 5,7 por cento.

O início do ano de 2020 está sendo marcado por decisões cautelosas por parte dos executivos das companhias quanto a gestão do caixa, priorizando liquidez para fazer frente aos desafios exigidos devido a pandemia da Covid-19. Dessa forma, a remuneração aos acionistas sob a forma de dividendos poderá ser adiada ou até mesmo reduzida.

Diversas empresas já anunciaram medidas nesse sentido. Além dos bancos, que poderão distribuir apenas o mínimo obrigatório por lei de 25 por cento do seu lucro líquido ajustado devido à resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), a Light anunciou que o seu conselho aprovou a alocação do montante destinado ao dividendo mínimo obrigatório (25 por cento do lucro do exercício) numa reserva especial, como forma de preservar sua liquidez em meio às incertezas do cenário atual.

Já a ISA CTEEP ainda não divulgou a sua política de dividendos para o momento. Mesmo a transmissão de energia sendo menos afetada diretamente pelo coronavírus, a paralisação da economia pode gerar uma “onda de calotes” em forma de espiral, com as distribuidoras acionando os mecanismos de força-maior dos contratos para compartilhar os prejuízos com seus fornecedores e demais envolvidos na cadeia do sistema de energia elétrica.

A companhia se beneficia do seu baixo nível de endividamento, com relação dívida líquida/Ebitda de apenas 1,0 vez em dezembro de 2019. A posição de caixa da companhia era de 2,67 bilhões de reais

—— ——

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

—— ——

Leia também: Revisão do déficit primário.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - E-Commerce
E eu com isso

Infracommerce adquire concorrente

A Infracommerce (IFCM3), companhia integrada de soluções para o e-commerce desde a gestão das operações online até o fluxo logístico, anunciou um acordo final para

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O BC dará a tônica da semana

A última semana do terceiro trimestre de 2021 será pautada pelas declarações do Banco Central (BC). Além do Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (27), na

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Relator critica pressão

Designado para ser relator da Reforma Tributária que trata de mudanças no Imposto de Renda (IR), o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que não tem

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.