isa-cteep1

Isa Cteep (TRLP4) fecha o balanço de 2019

Isa Cteep (TRLP4) fecha o balanço de 2019

A Isa Cteep (TRLP4) divulgou o resultado do quarto trimestre de 2019 após o fechamento de mercado na quarta-feira (4). O resultado da companhia foi bom com números levemente acima das expectativas.

A receita líquida considerando a forma regulatória foi de 729 milhões de reais no trimestre, crescimento de 5,8 por cento na base anual. No ano, o total foi de 3,25 bilhões, crescimento de 1,4 por cento.

O grande destaque foi o desempenho operacional medido pelo Ebitda Ajustado, que foi de 670,9 milhões de reais no trimestre (crescimento de 17,6 por cento na base anual) com margem Ebitda de 83,3 por cento, 8.6 pontos percentuais acima do registrado no 4T2018. No ano, o Ebitda apresentou pouca variação frente a 2018 e fechou em 2,45 bilhões de reais.

O lucro líquido foi de 350 milhões de reais no trimestre, uma queda de 22,7 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Porém, há um efeito base no cálculo devido a distribuição de JCP realizada pela companhia em dezembro de 2018, o que resultou numa economia tributária e consequente aumento no lucro daquele período.

Esperamos impacto positivo no preço das ações (TRPL4), embora sua alta recente limite o potencial de valorização no curto prazo. A empresa segue como uma das principais referências no setor de transmissão de energia do Brasil.

Parte dos resultados da companhia provém da parcela de indenizações sobre os ativos não amortizados existentes até 2000 e que encerrarão em 2025. O mercado deve acompanhar com atenção o próximo leilão de energia a ocorrer em junho desse ano, visto que há uma preocupação de como a companhia irá conseguir arrematar lotes sem perdas expressivas de rentabilidade e distribuição de dividendos.

A Isa Cteep arrematou recentemente três blocos no leilão de transmissão de energia, com investimento total de 1,3 bilhão de reais e receita anual permitida (RAP) de 76 milhões de reais.

A empresa segue com baixo nível de endividamento financeiro, com relação dívida líquida/Ebitda de 1 vez.

A companhia distribuiu 995 milhões de reais em 2019 de dividendos e juros sobre capital próprio, o que representa um retorno bruto em dividendos/JCP de 6,3 por cento.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Engie Brasil (EGIE3): números amplamente em linha e dividendos adicionais

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel