iochpe-maxi-mypk3-div

Iochpe-Maxion (MYPK3): Resultados do quarto trimestre

Iochpe-Maxion (MYPK3): Resultados do quarto trimestre

O resultado do quarto trimestre da Iochpe-Maxion (MYPK3) foi regular e veio um pouco abaixo das expectativas em termos de receita líquida, margens operacionais e lucro líquido.

A receita líquida totalizou 2,33 bilhões de reais, redução de 4,8 por cento em relação ao mesmo período de 2018. Em 2019 a receita líquida atingiu 10,01 bilhões de reais, aumento de 4,2 por cento em relação a 2018.

A geração de caixa medida pelo Ebitda atingiu 215 milhões de reais no trimestre e 1,095 bilhões de reais em 2019, com queda na margem Ebitda para 10,9 por cento em 2019 (11 por cento em 2018).

Na última linha o lucro líquido somou 40 milhões no trimestre, com lucro líquido de 337 milhões em 2019.

Esperamos impacto levemente negativo no preço das ações da Iochpe (MYPK3) no curto prazo, ontem a empresa já apresentou correção, com o mercado já penalizando um resultado um pouco mais fraco.

O ano de 2019 apresentou uma redução de 6 por cento na produção mundial de veículos, com quedas nos principais mercados que a empresa atua (América do Norte, Europa e Ásia), o mercado brasileiro foi uma das exceções com crescimento de 2,5 por cento.

A retração do mercado internacional foi um dos principais responsáveis pela leve piora no resultado da companhia, entretanto, ainda com cenário desafiador a companhia conseguiu controlar esses impactos, em partes devido a apreciação cambial nesse período.

Outro ponto fundamental para controle do impacto na redução dos volumes vendidos foi a redução nas despesas operacionais com redução de 23 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2018 e 19,5 por cento (2019 x 2018). Desconsiderando eventos não recorrentes (ganhos com ICMS) a redução nas despesas ainda seria relevante, 19 por cento.

A empresa conseguiu melhorar sua estrutura de capital diminuindo em 0,2 pontos percentuais sua dívida líquida/Ebitda (2,2x 4T19 contra 2,4X 4T18). Uma relação bastante confortável.

A companhia anunciou pagamento que irá distribuir 101,2 milhões de reais para seus acionistas através de dividendos. O valor equivale a 0,66 centavos por ação e um retorno sobre dividendos de 3,77 por cento.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Banco do Brasil (BBAS3) – resultado do quarto trimestre de 2019

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Diários da CPI | Política sem Aspas

Chegou ao fim a primeira semana de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada no Senado Federal para apurar eventuais irregularidades e

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Cronograma da privatização

Por ter sido enviada via Medida Provisória, que tem vencimento de 120 dias, a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) está no radar do Congresso e de

Read More »
Adidas - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Adidas do 1T21

A Adidas apresentou nesta sexta-feira (7), antes da abertura do mercado na Europa, os seus resultados do primeiro trimestre do ano de 2021. Os números

Read More »
Edifício da JHSF - JHSF3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da JHSF (JHSF3) do 1T21

A JHSF (JHSF3) apresentou nesta quinta-feira (6), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números da companhia vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel