Marcelo Camargo/Agência Brasil

Íntegra do depoimento de Moro é divulgada

Após a defesa abrir mão do sigilo, o depoimento na íntegra do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, foi divulgado no fim da tarde de ontem.

Em termos de conteúdo, o depoimento não trouxe nada de novo – que já não tenha sido afirmado pelo próprio juiz em sua coletiva de demissão ou mesmo divulgado pela mídia desde o último sábado, dia em que Moro compareceu à Polícia Federal para relatar sua versão dos fatos. De acordo com a declaração do juiz, Bolsonaro teria o pressionado mais de uma vez para trocar o comando da superintendência do Rio de Janeiro e também a Diretoria-Geral da PF. 

A íntegra do depoimento reforça que Moro teve desentendimentos com Bolsonaro, alegando interferência do presidente no órgão pertencente ao seu ministério, e que também não assinou a exoneração de Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Ainda, o ex-ministro citou algumas ocasiões em que teria discutido as eventuais mudanças no órgão na presença de outros integrantes do governo, inclusive tendo sido ameaçado de demissão por Bolsonaro em uma delas. Moro também ressalta que jamais negou passar ao presidente informações sobre investigações em curso feitas pela PF – desde que respeitados os limites da lei. O juiz elencou nove possibilidades de prova para fundamentar suas declarações, mas se eximiu de apontar qual crime Bolsonaro teria cometido. Segundo ele, esse papel cabe “às instituições competentes”. 

Apesar de não conter grandes novidades da novela Moro-Bolsonaro, o depoimento dá mais detalhes sobre o processo de sua demissão, cita nomes que podem ser posteriormente intimados a depôr e cita algumas frases mais concretas, do próprio presidente, que poderiam demonstrar a intenção de interferência política na PF. 

A tendência é que o humor dos investidores varie conforme novas notícias envolvendo o inquérito no STF apareçam.

No fim das contas, o depoimento não trouxe nada de muito novo e que tenha potencial de gerar impactos reais no curto prazo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O fim de Sérgio Moro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Assinatura de documento - fechamento
E eu com isso

Acordo no Orçamento

Após semanas de intensa discussão, o governo e o Congresso fecharam um acordo para solucionar o impasse envolvendo o Orçamento de 2021, aprovado com despesas

Read More »
Linx (LINX3) - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Linx (LINX3) do 4T20

A empresa de softwares Linx (LINX3) apresentou nesta segunda-feira (19), após o fechamento do mercado, os resultados do último trimestre de 2020. Como regra, as

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel