Levante Ideias - Banco Central

Inflação não assusta o BC

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa referencial Selic em 2 por cento ao ano não surpreendeu ninguém. No entanto, o comunicado dessa decisão, divulgado pelo Banco Central (BC) na noite da quarta-feira (28) teve alguns pontos inesperados. O principal deles é que a autoridade monetária não vê grandes riscos de inflação.

A explicação é a situação da economia, tanto no Brasil quanto no Exterior. A situação doméstica é vista assim: “Os setores mais diretamente afetados pelo distanciamento social permanecem deprimidos (…) [e] a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia permanece acima da usual, sobretudo para o período a partir do final deste ano”, é o que diz o comunicado. O quadro internacional não é muito melhor. “No cenário externo, a forte retomada em alguns setores produtivos parece sofrer alguma desaceleração, em parte devida à ressurgência da pandemia.”

A inflação vem apresentando uma alta consistente, o que fez o Copom elevar suas projeções para este ano, 2021 e 2022 em 0,1 ponto percentual. No entanto, a alta tem sido mais visível nos IGPs do que nos IPCs (leia mais abaixo). Por isso, o BC descartou a hipótese de um susto nos preços. “As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis compatíveis com o cumprimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a política monetária”, diz o comunicado. Tradução: não será preciso subir os juros. Esse comunicado mais “dovish”, ou seja, indicando menos rigidez com a inflação, pegou boa parte dos investidores de surpresa. Muitas pessoas esperavam uma sinalização mais forte do BC com relação à inflação.

INDICADORES 1 – Os números da economia americana têm melhorado. Nesta quinta-feira, as autoridades anunciaram um crescimento de 33,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) americano no terceiro trimestre, após a forte queda de 31,4 por cento no segundo trimestre devido às medidas restritivas para conter o coronavírus. O resultado foi melhor do que o esperado. As estimativas eram de um crescimento de 31,0 por cento.

Os pedidos iniciais de seguro-desemprego (jobless claims) para a semana encerrada no dia 24 de outubro caíram para 751 mil, baixa de 40 mil pedidos em relação ao levantamento anterior, confirmando as expectativas.

INDICADORES 2 – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 3,23 por cento em outubro, percentual inferior ao apurado em setembro, quando havia apresentado taxa de 4,34 por cento. Com este resultado, o índice acumula alta de 18,10 por cento no ano e de 20,93 por cento em 12 meses. Em outubro de 2019, o índice havia subido 0,68 por cento e acumulava alta de 3,15 por cento em 12 meses. A principal causa da desaceleração foi a queda dos preços do minério de ferro, que recuaram 0,71 por cento após terem subido 10,81 por cento em setembro. Com isso, o Índice de Preços ao Produtor no Atacado (IPA) desacelerou de 5,92 por cento para 4,15 por cento.

As ações desabaram ao redor do mundo na quarta-feira, em um movimento de quase pânico devido ao temor com a volta da Covid-19. Nesta quinta-feira os mercados começam o dia em leve alta, parcialmente compensando o movimento da véspera, em parte devido aos bons indicadores da economia americana. O cenário é positivo, em um ambiente de volatilidade.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.