Levante Ideias - Petrobras

Indústria do Gás questiona competitividade

Um texto assinado por advogados de diversas associações ligadas à indústria do gás (Indústrias eletrointensivas, produtos químicos, alumínio, fabricantes de vidro, etc) argumenta que a Petrobras vem violando o acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de abertura e eliminação de práticas anticompetitivas.

Em julho de 2019, foi assinado o TCC (Termo de Compromisso de Cessação de Condutas) que foi um dos principais pontos do Novo Marco do Gás Natural que, segundo o Ministro da Economia Paulo Guedes, iria gerar um “choque de energia barata”, podendo reduzir os preços de insumos à indústria do gás e até 40%.

O TCC previa, além da venda de participação em gasodutos importantes e nas distribuidoras estaduais de gás natural, diversas medidas menores que facilitariam a concorrência e a abertura maior do mercado, afetando desde contratos de fornecimento de gás, uso da infraestrutura de processamento e transporte do gás natural, entre outras questões de cunho mais técnico, que visava uma maior transparência na cadeia produtiva.

Há três pontos principais sendo questionados pelas associações: i) Evidência de práticas discriminatórias no acesso às Unidades de Processamentos de Gás Natural (UPGNs), com a Petrobras impondo preços incompatíveis com o mercado e exigências que tornam inviáveis o uso da infraestrutura por companhias atuantes no setor; ii) Mesmo com a conclusão de 2 grandes gasodutos (NTS e TAG), a estatal mantém contratos de reserva de capacidade no uso destes dutos, de modo que as demais companhias não tem acesso à informações de qual capacidade será oferecida no “excedente” de capacidade nem um prazo, inviabilizando a utilização por ora; iii) A elaboração e formato dos contratos de fornecimento de gás da Petrobras para as distribuidoras dificulta a troca de fornecedor, com a estatal, por exemplo, impondo obrigações mínimas de retirada, sem flexibilização, o famoso take or pay, porém de maneira quase draconiana.

A Petrobras afirmou que está cumprindo todos os compromissos firmados com o Cade, além de ter estruturado recentemente um site sobre tais ações em andamento e ainda contratou uma assessoria da PwC para monitorar o cumprimento das medidas de maneira independente.

E Eu Com Isso?

É difícil monitorar e tirar conclusões em relação a quem está com a razão neste tipo de questionamento, dada a complexidade da indústria, assimetria de informações e historicamente sendo um setor de lobbies fortes de diversos stakeholders.

Embora seja uma acusação negativa para a estatal, isso não deve mexer com o preço das ações da Petrobras (PETR3/PETR4) no curto prazo, ainda mais sem maiores informações e investigação detalhada sobre o assunto.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Petrobras arrenda terminal de GNL na Bahia e mira Campo de Búzios.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Bitcoin - Levante Ideias de Investimentos
E eu com isso

Bitcoin dispara com ato falho da SEC

Sigmund Freud (1856-1939) foi o criador da psicanálise. Essa técnica procura resolver problemas psíquicos, como ansiedade e depressão, analisando o que as pessoas dizem. Um

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Passivo bilionário

Com a tramitação acelerada na Câmara e expectativa de votação – e aprovação – na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.