bandeira-eua-div

Independence day

O mercado americano não funciona nesta sexta-feira devido à antecipação do feriado do 4 de julho, dia da Independência nos Estados Unidos. Também não há indicadores importantes a serem divulgados, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Com Wall Street inoperante e sem números relevantes da economia, a Bolsa por aqui deve operar em ritmo de negócios reduzidos, o que poderá amplificar as oscilações nos preços dos ativos no curto prazo. Porém, apesar da volatilidade potencial nos preços no curtíssimo prazo, o cenário em geral para o mercado é positivo.

Até agora, o início do segundo semestre vem mostrando uma virada de página em relação ao pessimismo dos últimos meses. O panorama econômico está mais claro. Assim como a pandemia do coronavírus pegou todos os investidores de surpresa e mandou os preços dos ativos para o fundo do poço, a retomada da economia, especialmente no Brasil, vem surpreendendo por sua antecipação. 

No pior momento da pandemia, os prognósticos eram de que as coisas só voltariam ao normal no fim deste ano, ou mesmo em 2021. Agora, os indicadores antecedentes divulgados nos últimos dias exibem uma pujança dos números melhor do que o previsto. Um bom exemplo foi a criação de empregos em junho, anunciada ontem nos Estados Unidos. No mês passado foram abertas 4,8 milhões de vagas, mais de 50 por cento acima do prognóstico de 3 milhões. No Brasil, a Produção Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou um crescimento de 7 por cento em maio ante abril. Em termos gerais, os indicadores da produção industrial ainda estão abaixo dos picos do ano passado. No entanto, a tendência ainda é de alta. E nesta sexta-feira, o índice dos Gerentes de Compras (PMI) da Zona do Euro indicou 48,5 em junho, acima do esperado, o que mostra uma recuperação da economia europeia.

Os riscos acabaram e não há mais problemas à frente? Longe disso. Ainda há incertezas no comportamento da pandemia, que podem afetar a retomada. Não se descarta a hipótese de que um recrudescimento no número de contaminações possa obrigar as autoridades a reforçar as medidas de isolamento social, comprometendo o religamento das máquinas econômicas. O comportamento do vírus é imprevisível, e o processo de desenvolvimento de vacinas não é algo linear. A pesquisa científica tem, estruturalmente, atrasos, falhas e retrocessos, e todos eles podem provocar turbulência nos preços dos ativos. No entanto, os prognósticos para o médio e longo prazo são positivos.

O panorama de médio e de longo prazo para o mercado é positivo. No entanto, apesar de alguns dados econômicos positivos, as Bolsas da Europa operam em queda com temor de segunda onda do coronavirus.

Mesmo com o feriado, os índices futuros dos EUA funcionam normalmente e estão em queda, com a preocupação dos mercados com o aumento dos casos de Covid-19. Os EUA reportaram ontem 55 mil casos de coronavírus, sendo 10 mil casos só no estado da Flórida.

Os preços do petróleo também estão em baixa. Neste cenário, e com liquidez reduzida por aqui, o dia será negativo para os ativos locais.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Criação de empregos nos EUA explode em junho

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levantes Ideias - Investimento imobiliário
E eu com isso

A solidez dos imóveis

A expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que se inicia nesta terça-feira (15) e terminará amanhã, quarta-feira (14) é de alta

Read More »
Levante Ideias - Auxílio Emergencial
E eu com isso

Medidas Provisórias a caminho

O governo já prepara duas Medidas Provisórias consideradas importantes para o curto prazo, sendo a primeira delas sobre a possibilidade de racionamento de energia elétrica

Read More »
Levante Ideias - Supermercado
E eu com isso

Novo spin-off do GPA

Vem sendo veiculado no mercado a possibilidade do GPA (PCAR3) realizar mais um spin-off (cisão) de uma das suas operações, a varejista alimentar colombiana Éxito,

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel